Conselheiro Henrique Alves palestra sobre questões éticas em aula inaugural da Enfermagem Unesc
25.03.2025

“O assunto desta noite tem muitas nuances de responsabilidade ética para os profissionais da Enfermagem com relação às mídias sociais, um assunto iminente na sociedade. O tema é muito importante, porque o profissional não somente tem que atender o paciente, mas tem que entender que no mundo profissional existem muitas complexidades, muitas questões jurídicas que tem que estar vivas na cabeça de cada um”.
Foi desta forma que o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren) e advogado Henrique Manoel Alves iniciou a abordagem da sua palestra: “Questões éticas e jurídicas na nova era da Enfermagem”, realizada na noite da última quinta-feira (20/3), no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, em Criciúma.
Também esteve presente prestigiando a aula inaugural, as conselheiras do Coren-SC Eliane Joaquim e Mira Dagostin, que atua também como coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc.
Código de Ética
Segundo o palestrante, todo enfermeiro ou enfermeira tem que se respaldar e se nortear pelo seu código de ética profissional.
“Isto é muito importante, porque na saúde em geral os profissionais acabam se preocupando muito com atividade finalística, mas existe uma responsabilidade e um aspecto jurídico que tem que ser tratado cotidianamente junto com esta atividade. Nosso Código de Ética da Enfermagem é embasado na Constituição Federal, com o aporte do Código Civil, com o auxílio no Código Penal Criminal,”

Mundo sem regras
O foco da abordagem foi o uso das mídias sociais e em quais circunstâncias elas podem prejudicar um profissional. “Nós temos hoje uma pseudo sensação de que as mídias sociais não são reguladas, de que é um mundo sem regras, onde eu posto uma foto que eu não deveria, exponho um paciente sem autorização, ou até registro um procedimento dentro da instituição a qual trabalho. Seja no WhatsApp, no Instagram, no Facebook, no TikTok, ou em qualquer outra mídia, isso pode gerar desdobramentos negativos e jurídicos. O Supremo Tribunal Federal (STF), já sinalizou que a personalidade jurídica é passível de dano moral’, explicou o palestrante.
Alerta
O conselheiro fez um alerta aos acadêmicos. “Tem que tomar cuidado, como eu sempre digo, o feijão com arroz, bem feitinho, sustenta. Faça o básico, não precisa ficar inventando, querendo se mostrar numa mídia social. Isso pode causar problemas, o like vem, mas junto também pode chegar uma intimação judicial”, destacou o palestrante Henrique.
Boas vindas
Antes do início da palestra, a coordenadora do curso, Valdemira Santina Dagostin, a Mira, acompanhada pela maioria dos docentes da graduação, promoveu um ato de boas-vindas aos acadêmicos veteranos e aos cerca de 95 calouros. A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, representando a enfermeira e atualmente reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, também fez questão de recepcionar todos aqueles que fazem o curso acontecer.
Energia bacana
“É um prazer estar aqui com vocês. As aulas inaugurais, a Semana da Enfermagem, sempre tem uma energia muito bacana. Literalmente vocês se unem e se divertem. A entrada dos professores foi fantástica. Isso é muito característico da Enfermagem. Esse acolher que faz parte do cuidado. São momentos muito especiais, com pessoas especiais. Fico feliz em ver a presença dos acadêmicos com interesse em se aprofundar no conhecimento extraclasse, isso faz toda a diferença”, observou Graziela.
Grandes expectativas
A coordenadora Mira ressaltou que todo início de semestre gera grandes expectativas a todos. “A nossa equipe, junto com o corpo docente, faz um planejamento bem detalhado daquilo que queremos para esse semestre e para o ano. Começamos com a aula inaugural, trazendo uma temática extremamente importante sobre as questões éticas e jurídicas que estão iminentes na nossa profissão, no nosso processo de trabalho. Espero que realmente os nossos acadêmicos visualizem a importância dessa discussão que será muito útil no exercício da profissão”, comentou a coordenadora.
Exército
Atualmente o curso de Enfermagem conta com 42 docentes e 513 acadêmicos matriculados. Com a formatura festiva que acontece nesta sexta-feira (21/3), na AM Master Hall, o curso chega a marca de 1.119 graduados.
Confira mais fotos do encontro:





Fotos e texto: Agecom / Unesc
Fonte: Agecom - Unesc