Presidente do Coren/SC conversa com trabalhadores do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, sobre ética e postura profissional

No segundo dia de atividades de atualização para os profissionais do Hospital Santa Isabel (22 de outubro), de Blumenau, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) ministrou a palestra “Ética e postura profissional na Enfermagem e na saúde”.

“Como nos reconhecemos no cotidiano?”, questionou a palestrante. “Precisamos ser conscientes do nosso papel, ser emponderados, criativos, socializar o conhecimento, participar e exercer a cidadania. Com essa postura, vamos conquistar reconhecimento. Hoje, quando a população se refere à Enfermagem, diz: ‘são anjos’. Agora, se perguntar sobre outros profissionais, a resposta é ‘eles são inteligentes’, mas nós precisamos mostrar que nós, da Enfermagem, somos anjos inteligentes. Precisamos demonstrar também o cuidado ético, científico, fundamentado”, argumentou a Presidente do Coren/SC.

DSCN7933

Helga levou os participantes a refletirem sobre a postura profissional na prática ao citar situações cotidianas. “Sempre comentamos sobre iatrogenias, mas e se pensarmos de uma forma ampliada, na relação com os pacientes. O cuidado exige respeito aos direitos do cidadão, o reconhecimento da dignidade humana”, mencionou.

A palestrante destacou artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem para falar sobre direitos, responsabilidades, deveres e proibições. “O Código de Ética estabelece sobre o sigilo profissional. É nosso direito (artigo 81) ‘abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não sejam obrigadas ao sigilo’. O artigo 85 complementa como proibição: ‘divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados’. É importante ressaltar que essas responsabilidades valem também para a nossa atuação nas mídias sociais”, frisou.

O não cumprimento do compromisso assumido profissionalmente pode resultar concomitantemente em responsabilidade: administrativa, ética, civil e penal.

A palestra integra o planejamento da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Santa Isabel. “Cotidianamente a Comissão de Ética de Enfermagem realiza orientações aos profissionais de Enfermagem. Anualmente, promovemos esse evento para aprimorar o conhecimento. Essa palestra da Presidente do Coren/SC serviu para relembrar os nossos princípios profissionais para a prática cotidiana”, citou a Enfermeira Auditora Keli Eidt, membro da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital.

A programação iniciou no dia 21 de outubro com a palestra “Motivação e Comprometimento: fatores para alta perfomance”, proferida pelo Professor Dalmir Sant’Ana. A palestra da Presidente do Coren/SC estava prevista para ser realizada nos três turnos, mas em função dos alertas de cheias no Rio Itajaí-Açu foram canceladas no período vespertino e noturno. “O Coren/SC segue à disposição para conceder essas orientações”, destacou Bresciani.

DSCN7940

“Considero que esta palestra foi muito boa para revisar valores para a ética profissional e pessoal. Importante para desenvolver nossa postura e manter nossa inteligência emocional nos momentos de conflitos”, opinou a Enfermeira Tatiane Baú Vitcoski.