Coren/SC, em parceria com o Cofen, investe em capacitação permanente dos trabalhadores do Conselho

Responsáveis por orientar os Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem de Santa Catarina, os trabalhadores do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) participam com frequência de atualização. No momento, está em andamento o Projeto de Capacitação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, iniciativa do Conselho que recebe o apoio financeiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

DSCN7377

No primeiro encontro, em agosto, por exemplo, os Auxiliares Administrativos foram capacitados sobre “Técnicas de Atendimento ao Público”, enquanto os Enfermeiros Fiscais e os advogados do Conselho assistiram à palestra “Perfil do Fiscal”. Durante o segundo encontro, destinado a Enfermeiros Fiscais e advogados, os temas envolveram políticas públicas para que a equipe do Coren/SC aprofundasse os conhecimentos sobre a realidade vivenciada em muitas instituições de saúde. “Neste segundo encontro, tivemos palestra e discutimos sobre: Acolhimento e Classificação de Risco (ministrada pela Conselheira Enfermeira Especialista Elizimara Ferreira Siqueira), E-SUS AB Santa Catarina (teleconsultora no Núcleo Telessaúde SC Lizandra Santos de Souza) e Samu (Conselheira Enfermeira Dra. Angela Maria Blatt Ortiga). Para os próximos encontros, os temas serão construídos coletivamente, ouvindo as demandas dos trabalhadores”, frisou a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética, Enfermeira Fiscal Karla Barzan.

As atividades de atualização permanente continuam ao longo de 2015 até abril de 2016, mesclando atividades presenciais e web conferências (parceria com o Senac).

“A educação permanente transforma as práticas, fortalecendo as atividades do Coren/SC e contribuindo para a qualidade da assistência de Enfermagem prestada no Estado”, ressaltou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Educação Permanente

O Projeto de Capacitação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC teve início em dezembro de 2010. A partir desse projeto, foram produzidas as publicações da Série Cadernos Enfermagem e da Coleção Coren/SC Orienta.

As Enfermeiras Fiscais Mariana Zabotti da Silva e Carolise Ana Basso avaliam positivamente a iniciativa. “O projeto é válido, pois há espaço para discussão e padronização das ações da fiscalização”, explicou Mariana. “Percebemos que o Coren/SC está empenhado para favorecer o aprendizado dos trabalhadores. Isso é bom para as duas partes: o Conselho, que terá trabalhadores cada vez mais qualificados, e para a equipe que fica mais motivada”, refletiu Carolise.

DSCN7368 DSCN7383