Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações contrapõe Campanha “Acesso à Saúde, Meu Direito é um Dever do Governo”

O Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações, do qual fazem parte SindSaúde, entidades do movimento estudantil e militantes da área da saúde trabalhadores, emitiu nota para expressar posicionamento em relação à Campanha “Acesso à Saúde, Meu Direito é um Dever do Governo”, organizada pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do SUS.

Na semana passada, em 13 de julho, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) noticiou as ações do Movimento no Estado e do mesmo modo abre espaço para o contraponto do Fórum sobre a Campanha.

Na nota, o Fórum enfatiza “Verba Pública é para saúde pública!” e justifica “o eixo fundamental para o debate nesse momento é o artigo 199 da Constituição, no qual consta que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, podendo participar do Sistema Único de Saúde de forma complementar. (…) Por isso queremos divergir da Campanha organizada pela AHESC, FEHOESC e FEHOSC. Sabemos que de fato o investimento em saúde pública é insuficiente em nosso país – 4,19% do Orçamento Geral da União de 2015. Defendemos que a ampliação de recursos públicos é para ser investido em instituições públicas de saúde”.

Confira na íntegra a nota do Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações