“Mudanças no perfil e nas condições de saúde da população exigem novo olhar para as políticas públicas”, relata Conselheiro Jerry Schmitz em palestra para profissionais de Enfermagem de Herval d’Oeste

Reflexão do Conselheiro incentiva participação da Enfermagem nas Conferências de Saúde

A pirâmide populacional brasileira está ficando cada vez mais achatada pelo aumento da população idosa e diminuição das taxas de fecundidade. Ao mesmo tempo, percebe-se ascensão dos eventos crônicos em detrimento aos eventos agudos. “Mudanças no perfil e condições de saúde da população exigem novo olhar para as políticas públicas. As Conferências de Saúde são ótimas oportunidades para refletirmos sobre o Sistema de Saúde atual e propormos mudanças”, argumentou o Conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeiro Msc. Jerry Schmitz, em palestra para profissionais de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Herval d’Oeste.

Por solicitação dos profissionais da Unidade, o Conselheiro apresentou a palestra “O Papel do Enfermeiro nas Redes de atenção à Saúde”. A atividade foi realizada no dia 20 de maio no Centro de Eventos São João Batista, em Luzerna.

Jerry também lembrou os eixos temáticos da 15ª Conferência Nacional de Saúde, debatendo com os profissionais de Enfermagem sobre que melhorias podem ser apresentadas para as Conferências de Saúde. “Precisamos direcionar esforços para nos adaptarmos às mudanças, a exemplo da atenção às condições crônicas, utilizar a tecnologia da informação, promover a educação permanente dos profissionais de saúde; incentivar o trabalho multidisciplinar e monitorar os processos e resultados do sistema”, citou o Conselheiro.

Ao final, Jerry convidou os profissionais de Enfermagem para participarem das Conferências de Saúde. “É essencial que os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem se informem sobre quando será realizada primeiramente a etapa municipal das Conferências de Saúde, pois as propostas nacionais somente serão deliberadas, se antes forem aprovadas nas etapas municipais e estaduais”, comentou. As Conferências Municipais devem ser feitas até 15 de julho.