Seminário Temático em Lages levanta propostas da Enfermagem rumo às Conferências de Saúde

A discussão do que estudantes e profissionais de Enfermagem almejam para a saúde em médio e em longo prazo começou antes mesmo da realização das Conferências de Saúde. Por proposição do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), a categoria está se reunindo em todas as regiões do Estado para pensar estratégias para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

DSC08941(3)
“Os debates são desenvolvidos nos Seminários Temáticos, preparatórios da Enfermagem para as Conferências de Saúde. “Nos Seminários, os participantes são orientados a discutir políticas públicas para os eixos temáticos que serão abordados nas Conferências de Saúde. Queremos que os profissionais e estudantes de Enfermagem contribuam com propostas e participem das Conferências de Saúde para defendê-las. Lembrando que para que uma proposta esteja na Conferência Nacional, ela precisa ser aprovada anteriormente nas etapas municipal e estadual”, frisou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, no Seminário Temático, realizado em Lages na segunda-feira (25 de maio).

DSC08943
A atividade no Planalto Serrano contemplou os 22 municípios abrangidos pela Subseção do Coren/SC em Lages e contou com a participação de mais de 120 pessoas, entre Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem, além de gestores, a exemplo dos Secretários Municipais de Saúde de Bom Jardim da Serra, de Bom Retiro, de Correia Pinto, de Lages, de São Joaquim, de São José do Cerrito e de Urubici; da Gerência e Coordenação da 27ª Regional de Saúde. Do Coren/SC, além da Presidente, participaram as seguintes profissionais de Enfermagem: Conselheira Rosângela Borges da Silva e Enfermeiras Fiscais Lilian Farias Heinzen e Giane Marlize Boeira.

DSC08920
Da garantia do direito universal à saúde passando pela adoção da carga horária máxima de 30h semanais para a Enfermagem e para todas as categorias profissionais que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo elencou diversas propostas.

“Considero imprescindível a categoria se manifestar, pois só assim ocorrerá mudanças. As Conferências têm papel importante para o SUS, mediando assim as novas políticas de saúde. Entre as propostas defendidas pelo meu grupo estiveram: insalubridade e oferta de condições dignas de trabalho e atendimento”, argumentou a Enfermeira da Prefeitura de Campo Belo do Sul, Elaine Fronza Lavall. “A palestra norteou a minha visão de como funciona uma Conferência de Saúde”, complementou o Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Curitibanos, Enfermeiro Alexandre Molin.

A consolidação das propostas dos sete Seminários Temáticos, promovidos em todas as regiões do Estado, será publicada no site do Coren/SC no início de junho.