Cepon inaugura ambulatório para pacientes de 15 a 29 anos

O Centro de Pesquisas Oncológicas de Santa Catarina (Cepon) inaugura nesta segunda-feira (25), às 14h, as instalações do Ambulatório de Atendimento aos Adolescentes e Jovens Adultos (Ajas). Pioneiro no país, o serviço existe desde 2013 na unidade, e agora passa ter ambiente próprio com uma estrutura adequada para atender os pacientes de 15 a 29 anos de idade que realizam quimioterapia.

Até a criação do Ajas, o paciente ao completar 15 anos de idade migrava diretamente do atendimento pediátrico do Hospital Infantil Joana de Gusmão para os serviços do Cepon. Isso ocorria sem a condição psicossocial necessária para sua transição e adaptação junto aos pacientes adultos. “Daí surgiu a necessidade da criação de um ambulatório para atender esses pacientes”, explicou Lucilda Cerqueira Lima, gerente técnica do Cepon. “O local foi montado com todo o carinho e cuidado para que nossos adolescentes e jovens adultos sejam acolhidos, sintam-se seguros e tenham maior identificação com o ambiente”, acrescentou a oncologista clínica.

O ambulatório está instalado em um área de 195 metros quadrados,.no térreo do Cepon, e conta com recepção, banheiro, guarda-volumes e cinco consultórios que foram montados de uma maneira informal, sem mesa entre o paciente e o profissional, o que aproxima e proporciona um atendimento mais humanizado. O ambiente é colorido com paredes grafitadas para que o jovem se identifique quando chega ao ambulatório. Além disso, haverá computadores e rede wi-fi para estimular os pacientes a continuar estudando durante o tratamento.

Segundo a gerente Lucilda Lima, o jovem chega com uma expectativa diferente do adulto, por isso o primeiro atendimento no ambulatório com a cara do jovem é muito importante. “Nosso objetivo é mudar a forma de pensar dos nossos jovens, estimulando-os desde cedo para que encontrem boas perspectivas na vida”. Lucilda destacou ainda que uma das metas do serviço é realizar um acompanhamento posterior ao tratamento, auxiliando-os quando necessário.

O Ajas contará com uma equipe médica de dois oncologistas clínicos, dois oncologistas pediatras e dois ortopedistas que tratam adolescentes. Além deles, há uma equipe multidisciplinar formada por pedagoga, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. O serviço atende atualmente 350 pacientes da faixa etária dos 15 aos 29 anos e funciona das 7h às 19h, de segundas a sextas-feiras.

Orçada em R$ 380 mil, a construção do ambulatório foi possível por meio de um projeto aprovado no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) do Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia. O Cepon é uma unidade de saúde que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde