Profissionais e estudantes de Enfermagem da Grande Florianópolis debatem propostas para apresentar nas Conferências de Saúde

De olho nas Conferências de Saúde, os profissionais e estudantes de Enfermagem estão se reunindo em Seminários Temáticos para articular propostas para serem defendidas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Seminários Temáticos estão sendo realizados em todas as regiões do Estado neste mês para preparar Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem para as etapas das Conferências de Saúde, são elas: municipais, estaduais e federais. Nas Conferências de Saúde, os cidadãos manifestam sugestões estratégicas para formulação e aprimoramento de políticas públicas.

DSCN5228

A promoção dos Seminários Temáticos é do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC). Na Grande Florianópolis, a atividade foi desenvolvida no dia 20 de maio em parceria com o Senac e fez parte da programação oficial da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem.

“Nossa intenção é que os profissionais e estudantes de Enfermagem contribuam para os rumos da saúde em médio e em longo prazos. Diante da importância da profissão para a saúde e também representatividade, somos aproximadamente 60% dos trabalhadores de saúde, é importante nomear delegados para defender as propostas nas Conferências de Saúde. E para participar da 15ª Conferência Nacional de Saúde como delegado é necessário ter sido delegado das conferências de saúde nas etapas municipais e estaduais”, explicou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Após apresentação sobre as Conferências de Saúde e metodologia do Seminário Temático, os profissionais e estudantes de Enfermagem dividiram-se em três grupos para debater propostas nos mesmos eixos temáticos estabelecidos para as Conferências: I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Participação Social; III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e VIII – Reformas Democráticas e Populares do Estado. Além da Presidente, as Conselheiras e os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC compuseram os grupos de discussão.

DSCN5246
A Enfermeira Christiny Regina Lopes, residente da UFSC e da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu participar dos Seminários Temáticos por entender que este é o momento para articulação política da Enfermagem para preparação para as conferências. “Defendemos aqui no grupo a proposta de piso salarial, regulamentação da jornada de 30h, ampliação e incentivo ao controle social”, citou. Da Prefeitura Municipal de Canelinha, vieram profissionais de Enfermagem com a intenção de aprofundar os conhecimentos sobre as Conferências de Saúde e defender propostas. “Penso que o dimensionamento de pessoal foi a proposta mais importante, pois se o quantitativo de profissionais de Enfermagem estiver adequado irá melhorar a qualidade da assistência. O Seminário atendeu as expectativas e contribuiu para entendimento das Conferências, que logo vamos realizar em âmbito municipal”, ponderou a Enfermeira da Prefeitura Municipal de Canelinha, Enfermeira Riciela Kolv.

As propostas apontadas no Seminário Temático serão consolidadas em documento e publicadas aqui no site no início de junho.