Hospital Florianópolis capacitou profissionais de saúde no Curso Teórico-Prático de Desbridamento

No mês de abril, o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde (IEPES), do HF, promoveu o Curso Teórico-Prático de Desbridamento (remoção de tecidos necrosados de uma lesão). Foram abertas vagas para os profissionais da unidade de saúde, bem como para os profissionais externos que tivessem interesse no assunto. Um dos pré-requisitos para participar do curso era que os participantes fossem Enfermeiros ou estudantes no último ano de Enfermagem.

curso_enfermeiro1
Foto: Hospital Florianópolis

O curso foi ministrado pela Enfermeira Estomaterapeuta Silvana Prazeres, que abordou na aula teórica temas como: ética e legislação na prescrição de curativos, anatomia da pele e órgãos envolvidos no desbridamento de feridas, processo de cicatrização, limpeza das feridas, tipos de desbridamento e novas tecnologias utilizadas. Na parte prática, todos puderam treinar o que aprenderam utilizando patas de porcos, completando oito horas de curso.

Um ponto importante foi a presença de vários membros da Comissão de Curativos do Hospital Florianópolis, que puderam se qualificar tecnicamente ainda mais para as atribuições que exercem, como nas realizações de pareceres e nos estudos de caso.

curso_enfermeiro2

Foto: Hospital Florianópolis

“Capacitar os Enfermeiros da Comissão de Curativos com esse curso de desbridamento era fundamental para o nosso trabalho com lesões. Agora com certeza o grupo se sente mais seguro e motivado para executar suas tarefas”, declara a Enfermeira Mariana Cesa sobre o treinamento.

Fonte: SPDM