Florianópolis se prepara para a 9ª Conferência Municipal de Saúde

Florianópolis prepara-se para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que vai acontecer dias 10, 11 e 12 de junho de 2015, e será organizada pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde Pública para cuidar bem das pessoas – direito do povo brasileiro”, a proposta é avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão (federal, estadual e municipal), além de ampliar as discussões junto à população sobre a saúde pública como um todo. A conferência acontecerá no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, com abertura às 18h do dia 10.

Comunidade e gestores debaterão e decidirão as diretrizes para a construção de novos modelos de atenção à saúde da população. É o momento de reafirmação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Florianópolis. A conferência municipal também elegerá seus delegados, que participarão da conferência estadual que, por sua vez, indica seus representantes em nível nacional.

O SUS é único sistema de saúde público do mundo a ser ofertado de maneira integral e universal em um país com mais de 100 milhões de habitantes. Esse dado não demonstra apenas a complexidade do sistema, como também a necessidade de se discutir os próximos passos para garantir as conquistas já alcançadas e avançar rumo a sua evolução.
Ainda em Florianópolis serão realizadas cinco pré-conferências com o objetivo de discutir em cada região da cidade as propostas a serem apresentadas na 9ª Conferência Municipal de Saúde:

Norte – 23 de abril às 18:00hs (Local: CESUSC- Sto. Antonio de Lisboa Rodovia José Carlos Daux –SC 401)
Sul – 05 de maio às 18:00hs (Local: Centro Comunitário da Fazenda do Rio Tavares, Rodovia SC 406, nº 405)
Continente – 07 de maio às 18:00hs (Local: Av. Max Schran, 3635 – Jardim Atlântico)
Leste – 12 de maio as 18:00 (Local: UDESC – Av. Madre Benvenuta, 2007)
Centro – 28 de maio às 18:00 (Local: Escola Estadual Henrique Stodieck; Rua Esteves Jr. 65, Centro)

Participe! Venha discutir a saúde! Sua opinião ajuda a melhorar, a transformar e a construir o SUS que queremos!!

Fonte: Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis