Na última semana, o Coren-SC se deslocou até Joinville para realizar uma reunião com o Ministério Público de SC, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Santa Catarina (MPSC). Quem recebeu o Coren-SC foi a promotora de Justiça Titular da área, Graziele dos Prazeres Cunha. Na reunião foi discutido como qualificar a assistência de enfermagem nas instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Joinville.
“Foram analisados os problemas que as ILPIs estão enfrentando, e vimos no que o Coren-SC e o Ministério Público podem, juntos, ajudar”, explicou Maristela Azevedo, Presidente do Coren-SC.
Pelo Coren-SC, além de Maristela, participaram também Helen Bruggemann Schmitt, que representa o Departamento de Fiscalização do Conselho, e o advogado Leonardo Longo, que representou o Departamento Jurídico do Coren-SC.
Graziele destacou que, em conjunto com o Município de Joinville, tem feito fiscalizações nas ILPIs, e identificado contrariedades às normas, inclusive com algumas instituições interditadas.
“Fizemos uma discussão bem interessante sobre como fortalecer o trabalho da Enfermagem em instituições de longa permanência para idosos em Joinville e região. Essa aproximação e alinhamento de trabalho com o Ministério Público é extremamente importante não só para o Coren-SC, mas para a enfermagem catarinense”, comentou Helen.