Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem reúne mais de 350 participantes em Itapema

1(1)

Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Qualificar cada vez mais a gestão do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, dentro dos princípios que regem a administração pública, é o objetivo central do Seminário Administrativo que iniciou na manhã de segunda-feira, 5 de março, em Itapema.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, como anfitriã do evento, deu as boas vindas aos mais de 350 participantes de todo o país – entre Conselheiros do Cofen, dos Regionais, assessores e funcionários dos Conselhos -, destacando que aprimorar os conhecimentos sobre gestão é essencial para a categoria da Enfermagem, assim como para toda a sociedade. “Desejamos que o seminário seja um momento de troca de experiências entre os Conselhos Regionais e de muito aprendizado a todos”, ressaltou.

sala

Mais de 350 participantes discutem gestão pública

O presidente do Cofen, Enfº Manoel Carlos Neri da Silva, enfatizou que o Seminário Administrativo se transformou, nos últimos anos, em um momento intenso e produtivo de formação e capacitação de gestores, o que vem qualificando cada vez mais o Sistema. “Agradecemos ao Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina pela parceria na realização deste evento tão importante”, enfatizou.

O Secretário do Cofen, Enfº Gelson Luiz de Albuquerque, também ressaltou a importância das transformações que vêm acontecendo na administração do Sistema Cofen/Conselhos Regionais nos últimos anos, balizando-se em experiências exitosas de cada um dos regionais, dentro de suas peculiaridades. A vice-presidente da ABEn Nacional, Enfª Helga Bresciani, afirmou que a Enfermagem brasileira tem se legitimado em sua representação e que as parcerias entre Conselhos, ABEn, sindicatos e demais entidades são essenciais para os avanços da categoria.

Representando o Governo do Estado de Santa Catarina, o Secretário do Desenvolvimento Regional, Fabrício Oliveira, reforçou as boas vindas aos participantes e parabenizou o Sistema Cofen/Conselhos Regionais pela discussão de temas tão relevantes.

ministro site

Ministro proferiu palestra sobre formação de novos gestores

Logo após a abertura oficial, iniciou-se a primeira palestra, com o Ministro André Luis de Carvalho, do Tribunal de Contas da União, falando sobre o tema “Aspectos Relevantes na Formação dos Novos Gestores”. A mesa foi coordenada pelo Procurador Geral do Cofen, Dr. Joaby Gomes Ferreira.

O Seminário vai até a quinta-feira, 8 de março, com a seguinte programação:

Dia 05/03/2012
08h – Credenciamento e entrega de material.
09h – Abertura Oficial do Evento
10h – Minicurso: Aspectos Relevantes na Formação dos Novos Gestores Públicos.
Instrutor: Ministro André Luis de Carvalho – Tribunal de Contas da União.
Coordenador de Mesa: Dr. Joaby Gomes Ferreira – Procurador Geral do Cofen.
12h – Almoço.
13:30h – Continuação do minicurso.
17:30h – Debates.
18h – Encerramento das atividades.

Dia 06/03/2012
09h – Palestra: Conhecendo o funcionamento do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
Palestrante: Dr. Manoel Carlos Neri da Silva – Presidente do Cofen.
Cooordenadora de Mesa: Dra. Felipa Rafaela Amadigi – Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.
12h – Almoço.
13:30h – Palestra: Convênios. Termos de Cooperação e Prestação de Contas.
Palestrante: Dr. Júlio Lima Toledo – Advogado do Cofen.
Coordenador de Mesa: Dr. Osvaldo Albuquerque Sousa Filho – Conselheiro Federal.
15:30h – Debates
16h – Coffee Break
17h – Avaliação dos trabalhos.
17:30h – Considerações Finais.
18h – Encerramento das atividades do dia.

Dia 07/03/2012
8:30h – Palestra: Gestão e Fiscalização dos Contratos na Administração Pública.
Palestrante: Jerônimo Souto Leiria – Advogado especializado em Direito Civil.
Coordenadora de Mesa: Dra. Irene do Carmo Alves Ferreira – Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe.
12h – Almoço.
13:30h – Palestra: Gestão Pública e as Perspectivas para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
Palestrante: Gustavo González – Administrador e Chefe do Controle Interno do Cofen.
Coordenador de Mesa: Dr. Gelson Luiz de Albuquerque – Conselheiro Federal.
16h – Coffee Break
16:30h – Palestra: Controle Interno no Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
Palestrante: Elderson Ferreira da Silva – Controlador Geral do Cofen.
Coordenador de Mesa: Dr. Jebson Medeiros de Souza – Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre.
18h – Encerramento das atividades do dia.

Dia 08/03/2012
8:30h – Palestra: Planejamento Estratégico na nova Gestão.
Palestrantes: Dr. Fernando Camargo e Dra. Valéria Cristina – Tribunal de Contas da União.
Coordenadora de Mesa: Dra. Márcia Cristina Krempel – Conselheira Federal.
12h – Almoço
13:30h – Palestra: Contratação Direta
Participação Especial: Ministro Benjamin Zymler – Presidente do Tribunal de Contas da União
Coordenador de Mesa: Dr. Montgomery Benites Pastorelo – Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná.
17:30h – Avaliação dos trabalhos
18h – Cerimônia de Encerramento.