SMS de Joinville tem quase 50 profissionais de Enfermagem em cargos de Gestão

A semana da Enfermagem de 2024 promovida pelo Coren-SC tem debatido o impacto da tecnologia no futuro da Enfermagem. Porém, além de debater a evolução tecnológica, os Conselheiros e demais representantes do Coren-SC têm atentado que os profissionais podem usar a tecnologia para outra área além da assistência: a gestão.

“Os profissionais de enfermagem por vocação já são especialistas no cuidado. Mas com o domínio das novas tecnologias, fica escancarado que podemos cuidar mais do que somente a atenção à saúde. Podemos ir além. Temos conhecimento e podemos impactar toda a nossa sociedade assumindo cargos de gestão. Por isso, nessa Semana da Enfermagem, também estamos ressaltando o protagonismo e a importância de formarmos líderes na nossa categoria”, destacou a Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Joinville é um exemplo de local com profissionais de Enfermagem em posições de liderança. Durante a palestra da Semana de Enfermagem da Ielusc, a Gerente de Enfermagem e Responsável Técnica do município apresentou diversos dados sobre a Secretaria, entre eles que 47 (sendo 31 Enfermeiros e 16 Técnicos de Enfermagem) ocupavam cargos de gestão. Além do alto número, Vanessa explicou que os profissionais que estão na gestão também ocupam uma grande diversidade de áreas da Secretaria.

Vanessa Cardoso Pacheco é RT e Gerente de Enfermagem da SMS de Joinville

“Nós temos Enfermeiros que são gestores de suas unidades de saúde, mas também temos profissionais que estão à frente de áreas estratégias como compras e almoxarifado. Assim estes profissionais conseguem trazer o olhar apurado da nossa profissão para o planejamento e a tomada de decisões que compõem as políticas de saúde”, pontuou Vanessa.

A RT também destacou que a formação dos profissionais auxilia e capacita Enfermeiro e Técnicos para atuarem na gestão. Com a transversalidade do Sistema Única de Saúde (SUS) sendo integrada à formação, a categoria consegue realizar uma gestão do Sistema de forma mais sustentável. Com isso, quem percebe este impacto positivo é o usuário.

“Nós temos uma formação toda voltada para o cuidado do paciente. Então, acabamos dominando os processos e sabendo o que podemos fazer para cuidar da população de forma mais eficiente. Hoje na SMS de Joinville temos dois enfermeiros que cuidam da parte de compras. E nós sabemos que é uma parte mais dura, mais rígida, que trabalha com convênios e descritivos. Porém, com o seu conhecimento na assistência, eles conseguem fazer a aquisição e o gerenciamento de insumos com um olhar voltado para o usuário, então lá na ponta, ele vai ser melhor atendido”, completou.

Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville tem mais de 1 mil profissionais de enfermagem em seu quadro de trabalhadores. A Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, cumprimenta a iniciativa e incentiva que outros municípios também coloquem enfermeiros em cargos de gestão.

“Os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares têm total capacidade para estarem em posição de liderança. E podem ir além. Hoje temos profissionais que são, prefeitos, vereadores e até deputados. Um dos nossos objetivos é incentivar que mais profissionais estejam nessas posições. Vamos continuar trabalhando em busca de uma Enfermagem mais valorizada, participava e emponderada”, finalizou Maristela.

Coren-SC esteve presente na SMS de Joinville em abril e conheceu a estrutura da pasta com diversos profissionais de Enfermagem em cargos de gestão.