Coren-SC e ABEn-SC protagonizam conferência magna da Semana da Enfermagem da Unesc

Nesta quarta-feira (15) Coren-SC e ABEn-SC participaram da Conferência Magna da Semana de Enfermagem da Unesc. Na ocasião, a presidente do Coren-SC palestrou sobre o tema da Semana de Enfermagem do Cofen “Impacto da Tecnologia no futuro da Enfermagem: formação, ética e cuidado”.

“É muito bom ver o interesse dos discentes na Semana da Enfermagem. Assim, nesta parceira entre entidades e as instituições seguimos no caminho para construir uma Enfermagem mais científica, qualificada e politizada”, destacou Maristela.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre estudantes, professores e autoridades. Durante a atividade o Conselho também foi representado pelas Conselheiras Mira Dagostin e Eliane Joaquim Goulart.

Durante sua palestra Maristela reforçou a importância da tecnologia como aliada da Enfermagem, destacando que ela não irá substituir os profissinais no futuro.

“Vocês que são jovens vão conhecer uma enfermagem completamente diferente da que eu conheci. É isso é ótimo pois aumentam as possibilidades de assistência à nossa sociedade. Além disso, a tecnologia não se resume a aparelhos. As técnicas, os protocolos são tecnologias que ajudam a enfermagem a avançar e reforçam a autonomia e importância da Enfermagem para a nossa sociedade. Hoje vocês não precisam trabalhar em hospitais, vocês podem ser empreendedores, trabalhar com saúde da família, ter seu consultório. Mas independente disso o Coren-SC estará lá para apoiar os profissionais em suas escolhas”, explanou Maristela.

A mesa redonda também abordou o tema da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem da ABEn-SC “Romper bolhas no mundo atual para o existir e o coexistir da Enfermagem”.

Após apresentação da vice-presidente da ABEn-SC e professora da Unesc, Fabiane Ferraz, o tema foi abordado pela presidente da ABEn Nacional, Jacinta Senna.

“Quando falamos em romper bolhas estamos falando de integrar ensino, serviço para alcançarmos a comunidade. Dessa forma, incorporando as tecnologias, conseguimos chegar nas pessoas e atingir o nosso propósito como profissionais de enfermagem. Hoje defendemos a universidade científica, presencial e cidadã como instrumento de formação dos profissionais, ressaltando seu papel fundamental para a nossa sociedade”, afirmou Jacinta.

CONFIRA FOTOS DA CONFERÊNCIA MAGNA DA SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNESC