Novembro Azul: Coren/SC adere à campanha para sensibilizar homens para prevenir o câncer de próstata

Passado o Outubro Rosa para alertar mulheres para prevenção ao câncer de mama, chegou o Novembro Azul. A proposta é orientar os homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata.

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) aderiu ao Novembro Azul ao inserir o laço símbolo da campanha na logomarca da instituição e contribuir com divulgação sobre essa temática. O Coren/SC ressalta que os profissionais de Enfermagem também exercem papel importante para sensibilizar os homens que procurem os serviços de saúde para esta causa e para a prevenção.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A orientação dos profissionais de saúde é que a partir dos 40 anos os homens redobrem os cuidados com a saúde, procurem os serviços de saúde e conversem como o urologista sobre os cuidados preventivos ao câncer de próstata.

Acompanhe as orientações do site do INCA sobre o câncer de próstata:

Prevenção

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.