Casa Santa Ana, de Blumenau, firma Termo de Ajustamento de Conduta com Coren/SC e contrata mais profissionais de Enfermagem

Notificada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) em 2014 por déficit de profissionais de Enfermagem, a Casa Santa Ana, instituição de longa permanência para idosos com sede em Blumenau, firmou em junho do ano passado Termo de Ajustamento de Conduta para correção da irregularidade apontada com contratações de forma escalonada.

Em nova diligência realizada em março deste ano, o Enfermeiro Fiscal do Coren/SC Subseção Blumenau, Daniel Matias Ghizoni, constatou que a instituição cumpriu o estabelecido no Termo. “Na fiscalização de 2014, eram 5 profissionais de Enfermagem e agora na diligência de março verificamos que o quadro de funcionários da instituição está composto por 12 profissionais de Enfermagem, um acréscimo de 140%”, detalhou o Enfermeiro Fiscal do Coren/SC Subseção Blumenau, Daniel Matias Ghizoni.

A Diretora da Casa Santa Ana, Irmã Daiene Fontenele Teixeira, conta que a contratação de profissionais de Enfermagem já era almejada pela instituição, mas enfrentava dificuldades para a admissão. “Não estávamos encontrando profissionais de Enfermagem por mais que tivéssemos vaga e investíssemos em divulgação. Foi necessário um grande empenho da Casa e abraçar a causa como meta para que conseguíssemos alcançar esse objetivo. Assim, ampliamos o anúncio de vagas para outras cidades e até Estados para conseguir completar o quadro”, avaliou. A Diretora da Casa ressalta que hoje o quadro funcional de profissionais de Enfermagem até supera o estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta.

O Enfermeiro Fiscal do Coren/SC Daniel Matias Ghizoni comemora as contratações. “Essa é uma vitória para a saúde, pois com o quantitativo adequado de profissionais de Enfermagem, conforme Resolução Cofen nº 293/2004, os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem conseguem prestar assistência com qualidade e segurança. Essas contratações pela Casa Santa Ana servem como exemplo para outras instituições de longa permanência para idosos”, ponderou.