Curso pioneiro forma novas lideranças para a Enfermagem

O encerramento do Curso de Formação Política de Lideranças em Saúde e Enfermagem, realizado na sexta-feira, 9 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, marcou um momento histórico para o Coren/SC e a ABEn/SC, realizadores do curso em parceria com a Escola do Legislativo de SC. “É um momento de muita alegria para todos, pois são 40 novas potenciais lideranças, entre profissionais e estudantes de Enfermagem, que saem do curso com mais capacitação e formação para atuar em defesa da profissão e de uma assistência de qualidade nas diversas instâncias”, ressaltou a Enfª Dra. Denise Pires, presidente do Coren/SC.

De acordo com o Enfº Dr. Gelson Luiz de Albuquerque, 1º Secretário do Cofen, Santa Catarina inovou, mais uma vez, com a realização do curso de formação para lideranças. “O Cofen será sempre parceiro do Coren/SC nestas iniciativas que qualificam e valorizam o potencial da Enfermagem. Vamos levar o modelo do curso para outros regionais”, destacou. A presidente da ABEn/SC, Enfª Msc Maristela Azevedo, também destacou a relevância da realização desta primeira edição do curso, enfatizando a importância da parceria entre as entidades.

Homenagens e agradecimentos

f2

Homenagem à Enfermeira Dra. Eliana Marília Faria (Foto: Miriam Zomer)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A turma formada no 1º Curso Formação de Política de Lideranças em Saúde e Enfermagem recebeu o nome de Enfª Dra. Eliana Marília Faria, numa homenagem ao exemplo de liderança da Enfª e Professora Eliana Marília Faria, que se encontra com graves problemas de saúde. A placa foi recebida pela Enfª Elizandra Faria de Andrade, sobrinha da homenageada. Durante a cerimônia de encerramento também foram homenageadas a Deputada Ana Paula Lima, pelo apoio, e a direção da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, pela parceria e empenho na realização do curso. O evento de encerramento contou com a participação do Enfº Dr. Gelson Luiz de Albuquerque, 1º Secretário do Cofen, da Enfª Msc. Helga Bresciani, vice-presidente da ABEn Nacional, do Técnico de Enfermagem Paulo Cesár Batista, representando a Deputada Estadual e Enfermeira Ana Paula Lima (PT/SC), apoiadora do curso, e da Enfª Msc. Maristela de Azevedo, presidente da ABEn/SC.

Participantes apresentam trabalhos e lançam carta às Escolas de Enfermagem

curso(1)

1ª turma do Curso de Formação de Lideranças

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois da cerimônia de encerramento, os participantes do curso apresentaram os trabalhos finais para a turma, sob a coordenação do Enfº Ddo. Jorge Lorenzetti e da Enfª Dra. Lygia Paim. Com temas relacionados às aulas cursadas, todos os grupos apresentaram visões amplas e embasadas sobre questões que estão no cotidiano da profissão. Os banners com o conteúdo das apresentações, impressos pelo Coren/SC, serão disponibilizados para consulta e, também, expostos em eventos científicos estaduais e nacionais. Ao final, a primeira turma formada lançou também uma carta em que pede às escolas de Enfermagem a ampliação das discussões sobre formação de lideranças nos cursos de formação profissional. Confira a íntegra da carta clicando aqui.

Temas de relevância para a Enfermagem e a sociedade para a formação de novas lideranças

Foram dois meses de aulas, reunindo profissionais e estudantes de Enfermagem de várias regiões de Santa Catarina, com os objetivos de desenvolver competências para liderança em Enfermagem, visando à valorização profissional e qualificação da assistência em Enfermagem e saúde, além de estimular jovens profissionais a enfrentar, de modo competente, criativo e sustentável, os problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho.

Um quadro de professores qualificado conduziu os dois meses de curso, trazendo aos participantes reflexões teóricas e também propostas práticas sobre temas de relevância para a Enfermagem. O curso iniciou em 14 de outubro, com os temas História e Organização Política do Brasil e de Santa Catarina, com os ministrantes Dr. Julian Borba e a Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, e Competências Constitucionais dos Três Poderes, com a Enfª Msc. Helga Bresciani e a Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi. O segundo encontro tratou do tema Gestão e Liderança em Saúde e Enfermagem, com a presidente da ABEn-SC, Enfª Msc. Maristela A. de Azevedo, e o Enfº Ddo. Jorge Lorenzetti. No terceiro encontro, a Dra. Tânia Regina Krieger tratou do tema O Estado, a sociedade e as Políticas Públicas, e a Enfª Dra. Lygia Paim e o Enfº Dr. Jonas Salomão Spricigo, sobre Democracia e Participação Política.

A Enfª Dra. Ângela Maria Alvarez e a Enfª Dda. Silvana Maria Pereira conduziram o quarto encontro, que teve como tema Organização, Participação e Representação Profissional. A sociedade, o Estado, o SUS e a Enfermagem foi o assunto tratado no dia 11 de novembro, no quinto encontro, sob a condução da Enfª Dra. Soraia Dornelles e da Enfª Dra. Maria Itayra C. de Souza Padilha. Também no dia 11 de novembro, no segundo período de curso, a Enfª Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider e a Enfª Dda. Janete Elza Felisbino trataram do tema Ética, Política, Cidadania e Trabalho Profissional na Saúde. No sexto encontro, com o tema Processo de trabalho em saúde e Enfermagem, a Enfª Dra. Denise Pires, a Enfª Dra. Judite Bertoncini e a Enfª Dra. Soraia Dornelles foram as ministrantes. Depois dos seis encontros, os participantes tiveram um tempo de duas semanas, com orientação do Enfº Ddo. Jorge Lorenzetti e da Enfª Dra. Lygia Paim, para realização dos trabalhos finais.

Leia mais:
Encerramento do Curso de Formação de Lideranças em Saúde e Enfermagem tem destaque no site da Assembleia Legislativa de SC