Conselheira Kátia Caetano visita Escolas Técnicas de Enfermagem com o projeto Conatenf em Ação

Santa Catarina recebeu mais uma vez o projeto Conatenf em Ação durante esta semana. A Conselheira do Coren-SC, Kátia Caetano, juntamente com representantes da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, visitaram instituições de ensino médio da Enfermagem na região da Grande Florianópolis. Representaram o Conatenf o seu secretário, Emerson Pacheco, e Douglas Rodrigues, tesoureiro do Coren-ES. A ação ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro.

Os integrantes visitaram e palestraram em escolas de formação técnica em Enfermagem de Florianópolis:

• Escola Técnica Geração;
  • Escola Técnica Pró-Saúde
  • Senac -Palhoça

Aos alunos, palestraram sobre Ética e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a Politização da Enfermagem. Além disso, anda realizaram Oficina de Prática de Parada Cardiorrespiratória.

Conselheira do Coren-SC, Kátia Caetano fez uma análise das atividades:

“É fundamental que o Conselho acompanhe de perto a formação desses futuros profissionais da enfermagem e esclarecer o papel do conselho e as normativas do Sistema Cofen/Coren. É gratificante poder vivenciar a interação e constatar a sede de conhecimento os alunos durante a palestra e a oficina.”

Douglas Rodrigues, membro do Conatenf e Conselheiro do Coren-ES, também comentou:

“Foi uma ação muito importante para a valorização da Enfermagem. Estamos comprometidos em promover a excelência da enfermagem e garantir a segurança e o cuidado dos pacientes. Somos técnicos e auxiliares orgulhosos de servir cuidar, e sabemos que juntos, somos mais fortes”, comentou Douglas.

Sobre a Conatenf

Desde 2015, quando o Cofen aprovou a criação da Comissão Nacional de Técnicos de Enfermagem, o grupo passou a atuar como porta-voz do nível médio na autarquia. Com caráter permanente, a comissão possui função propositiva e consultiva, aprimorando a interlocução com auxiliares e técnicos de Enfermagem. O projeto aproxima e esclarece a finalidade e a função do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem para coordenadores de curso e de alunos em fase de formação. Além disso, dá oportunidade para que o futuro profissional conheça o Conselho e suas atribuições.

Emerson Pacheco é secretário do Conatenf, e conversou com o Coren-SC sobre a finalidade das ações:

“Nosso objetivo é aproximar com os futuros inscritos, principalmente esclarecendo eles sobre o papel do Coren-SC e do Cofen. Alertar também sobre os direitos previstos no nosso Código de Ética, assim eles vão prestar um melhor serviço para a nossa sociedade”

Veja mais fotos dos encontros: