Enfermeira Thayse Rosa assume como Secretária de Saúde de Brusque

Prefeito Interino André Vechi ao lado da nova Secretária Municipal de Saúde, Thayse Rosa (Foto: SECOM/Divulgação)

No início do mês de agosto, a Enfermeira Thayse Rosa assumiu como nova Secretária Municipal de Saúde de Brusque. Thayse é graduada em Enfermagem pela Univali (2007), Doutora em Ciências da Saúde pela Unesc (2020) e Mestre em Enfermagem pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (2016).

A nova Secretária tem como principal meta fortalecer a atenção básica no SUS, e para isso, a sua formação e experiência como Enfermeira é fundamental.

“A Enfermagem é uma ciência e tem em seu pilar o cuidado baseado em evidências científicas sólidas sem esquecer da empatia e humanização. Historicamente vem contribuindo com a construção do SUS, no desenvolvimento das políticas públicas de saúde, assim como na implantação das mesmas, protocolos multiprofissionais e melhorando a qualidade de vida da população. Então, um Enfermeiro acaba tendo um olhar crítico e diferenciado”, explicou Thayse.

A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, parabenizou o município de Brusque pela escolha e destacou a importância de ter profissionais de Enfermagem na gestão pública e em posições de liderança.

“Nós profissionais de Enfermagem somos protagonistas. Existem enfermeiros e técnicos que são secretários, vereadores, prefeitos, deputados, reitores. O conhecimento e a experiência que a profissão nos proporciona nos ajuda a alcançar essas posições. Como Conselho, continuaremos trabalhando para valorizar e estimular ainda mais o protagonismo da Enfermagem”, ressaltou.

Maristela completa ainda destacando que a liderança pode começar com algo simples, dentro da sua instituição, e com os resultados do trabalho realizado ali, pode ser tornar algo maior e que traga reflexos para a profissão e toda a sociedade. Thayse corrobora essa afirmação e completa que esse protagonismo é fundamental para avançar nos direitos da Enfermagem.

“É importantíssimo ocupar esses espaços, ter essa representatividade. A Enfermagem é uma classe que só avançou em suas conquistas por conta disso. Com profissionais ocupando essas posição de liderança também iremos atingir a valorização profissional que almejamos”, finalizou Thayse.