Coren-SC e demais Conselhos Regionais de Enfermagem repudiam fala vexatória da atriz Daniela Escobar sobre a Enfermagem

Nota:

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina vem a público repudiar a declaração realizada pela atriz Daniela Escobar em um podcast nesta terça-feira. É inadmissível que a atriz que acuse enfermeiras de trabalharem arrumadas para “catar médico” e ainda trate a situação como brincadeira. A enfermagem catarinense e brasileira merece respeito e não vai aceitar um comportamento humilhante como este.

A enfermagem é formada em sua maioria por mulheres. Em Santa Catarina somos mais de 76 mil profissionais, e cerca de 88% da categoria é mulher. Somos livres e desde que respeitadas as regras de proteção aos trabalhadores e pacientes, nos vestimos como acharmos conveniente. As mulheres da enfermagem enfrentam uma série de desafios, como condições de trabalho indignas, salários incompatíveis, jornadas de trabalho extenuantes, e devem ser valorizadas e reconhecidas pela sociedade pelo seu trabalho. A enfermagem não aceita ser ridicularizada, e o Coren-SC exige uma retratação imediata, não somente da atriz mas também dos representantes do podcast, que compactuaram com a fala e postura de Daniela Escobar.

As mulheres da enfermagem enfrentam uma série de desafios, com condições de trabalho indignas, salários incompatíveis, jornadas de trabalho extenuantes, e devem ser valorizadas e reconhecidas pela sociedade pelo seu trabalho. A enfermagem não aceita ser ridicularizada, e o Coren-SC exige uma retratação imediata, não somente da atriz mas também dos representantes do podcast, que compactuaram com a fala e postura de Daniela.

O Conselho Federal, assim como demais Conselhos Regionais, também se manifestaram, ressaltando que medidas legais serão tomadas. Confira o texto do Cofen