Enfermeira do HU recebe menção honrosa em Prêmio Nacional por desenvolver guia para prevenção e tratamento de lesões de pele em recém-nascidos internados em UTI Neonatal

unnamed (1)(2)A dissertação de Mestrado da Enfermeira Simone Vidal, que trabalha no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis, sobre prevenção e tratamento de lesões de pele em recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal recebeu menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2014.

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Saúde para incentivar a produção científica e proporcionar reconhecimento ao pesquisador em saúde pelo papel no desenvolvimento social e econômico do país. A cerimônia, na presença do Ministro da Saúde, foi realizada em novembro, em Brasília.

unnamed_c(3)Simone, orientada pela professora Dra. Roberta Costa no Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), elaborou com a equipe de Enfermagem um guia sobre o assunto. “Despertei interesse pelo tema em função da vivência profissional e necessidade evidenciada pela própria equipe de Enfermagem Neonatal: construir instrumentos que possam melhorar ainda mais a qualidade da assistência neonatal, padronizar as condutas e propiciar maior autonomia ao profissional Enfermeiro”, explicou.

A Enfermeira Simone Vidal atua no HU/UFSC desde 1993, quando obteve o primeiro contato no cuidado de pessoas com feridas. “A pele do recém-nascido, principalmente do pré-termo, é fina, possui poucas camadas de estrato córneo, baixa adesão entre derme e epiderme, entre outras características que prejudicam e interferem na função de barreira, na imunomodulação e na manutenção da integridade cutânea. Isto expõe o recém-nascido a infecções, maior perda de água e eletrólitos através da pele, lesão cutânea, entre outros fatores que podem aumentar consideravelmente a morbidade e mortalidade destes bebês”, explicou Simone.

No próximo ano, a Enfermeira Simone Vidal iniciará o curso de Doutorado e a proposta inicial é prosseguir com a pesquisa de Mestrado. “Minha expectativa é avaliar e validar o impacto do Guia de Cuidados. Assim, ele poderá ser utilizado com segurança em todas as unidades neonatais do Brasil, contribuindo com a assistência de Enfermagem Neonatal”, finalizou.