Pesquisa vai traçar perfil da Enfermagem no Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, e a pesquisadora da Fiocruz, Maria Helena Machado, assinaram na quarta-feira, 14 de setembro, em Brasília, o convênio para realização de uma pesquisa que vai traçar o perfil dos enfermeiros, técnicos e auxiliares em todo país.

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e a Federação Nacional de Enfermgam (FNE) também subscreveram o convênio, numa união inédita entre as principais organizações representativas da enfermagem brasileira em torno de um mesmo objetivo.

O ministro Alexandre Padilha lembrou a importância dos resultados da pesquisa para a formulação das principais políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e elogiou a união das instituições representativas da enfermagem. “Conhecer o perfil desses profissionais é algo muito significativo para que possamos planejar novas ações nas políticas públicas e oferecermos os instrumentos políticos aos nossos congressistas”, destacou Padilha.