Eleições no Coren/SC 2014: Confira as respostas às dúvidas frequentes, locais de votação, informações sobre justificativa e sobre apuração

No dia 13 de setembro 2014, das 8h às 18h, serão realizadas eleições para escolha do plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para a Gestão 2015-2017.

ACOMPANHE AS RESPOSTAS PARA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES EM RELAÇÃO AO PROCESSO ELEITORAL.

O voto é obrigatório?

SIM. O voto é obrigatório para os profissionais que estão aptos a votar. Não votar e não justificar implica multa eleitoral.

Quem são os eleitores aptos a votar?

TODOS os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem com inscrição definitiva e adimplentes com o Coren/SC, sendo facultativo aos portadores de inscrição remida. Atenção: Profissionais registrados em mais de um quadro profissional deverão exercer o voto em todos eles (Enfermeiros no Quadro I; Técnicos e Auxiliares de Enfermagem nos Quadros II e III). Profissionais com inscrição definitiva e secundária só poderão votar no Estado onde possuem inscrição definitiva principal. LOCAIS DE VOTAÇÃO: Consulte aqui a lista de profissionais aptos a votar e respectivos locais de votação.

Quem está em débito com o Coren pode votar?

NÃO. O Conselho Federal de Enfermagem, por meio da Resolução Cofen nº 428/2012, considera aptos a votar somente os profissionais quites com as suas obrigações financeiras até o dia 18 de julho de 2014.

Quais os documentos necessários para votar?

Para votar, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem devem portar sua Carteira de Identidade Profissional ou um documento oficial com foto.

É necessário guardar o comprovante de votação?

SIM. O profissional é responsável por guardar o comprovante do voto ou de justificativa.

Como será a votação?

Através de um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), as Eleições Coren/ SC 2014 serão realizadas com urnas convencionais, uma vez que as urnas eletrônicas não foram disponibilizadas em face da eleição geral no Brasil.

Será possível justificar o voto?

SIM. A justificativa deverá ser feita até 120 dias após o pleito pelo site: www.corensc.gov.br.

Profissionais que residem em locais onde não haverá urna poderão votar?

Aos profissionais que possuem endereço residencial em municípios onde não haverá Mesa Eleitoral será garantido o direito ao voto nos municípios onde estarão as urnas, de acordo com a área de abrangência. A não disponibilidade de urna no município de domicílio será considerada como justificativa para isenção de multa eleitoral.

Onde votar?

A distribuição das Mesas Eleitorais foi feita considerando os municípios que apresentam maior concentração de profissionais de Enfermagem inscritos no Coren/SC. A lista de votantes foi organizada pelo endereço residencial dos profissionais. A Comissão Eleitoral tomou o cuidado de, apesar de não ser possível colocar urna em todos os municípios, realizar um mapeamento por aproximação territorial, garantindo que uma Mesa Eleitoral possa cobrir municípios vizinhos, ampliando ao máximo o acesso aos locais de votação em cada região.

Quem são os candidatos?

A Comissão Eleitoral deferiu o registro de uma chapa que concorre neste pleito para a direção do Coren/SC no período 2015-2017. Confira aqui nominata da chapa 1 “Participação”.

JUSTIFICATIVA ELEITORAL

Conforme Resolução Cofen nº 355/2009, o profissional que deixar de votar, ocorrendo motivo justificável, comprovará suas razões ao Coren no prazo de até 120 dias a contar da data da realização do pleito. O link para justificativa eleitoral estará disponível no site do Coren/SC (acesso pelo slide show) a partir do dia 13 de setembro de 2014.

A justificativa deve ser feita em qualquer computador com acesso à internet, informando o motivo de sua ausência no pleito.

Vale lembrar que a justificativa eleitoral deverá ser realizada, individualmente, para cada inscrição que o profissional tenha no Coren/SC.

APURAÇÃO

O início da apuração dos votos será na segunda-feira (15 de setembro) pela Junta Apuradora, quando todas as urnas já estiverem presentes.

MAIS INFORMAÇÕES
Se ainda restam dúvidas sobre o processo eleitoral do Coren/SC, os profissionais de Enfermagem podem entrar em contato com a sede ou com as subseções do Coren/SC.

No dia das eleições do Coren/SC (13 de setembro), das 8h às 18h, também haverá atendimento telefônico para esclarecer dúvidas sobre as eleições do Coren/SC 2014.

Telefones do Coren/SC
Florianópolis: (48) 3224-9091