5 de Setembro – Dia Nacional de Divulgação de Fibrose cística

Você conhece a fibrose cística?

A fibrose cística (FC), também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, crônica com manifestações sistêmicas. A doença dificulta o funcionamento das glândulas do corpo chamadas exócrinas, que produzem um muco muito espesso que entope os ductos das glândulas, provocando o mau funcionamento do aparelho respiratório, digestivo e reprodutor.

Em Santa Catarina, desde 2002, a fibrose cística é diagnosticada no teste do pezinho. Porém, muitas pessoas que nasceram antes de 2002 podem ter a doença, mas não tem o diagnóstico – por isso a importância da campanha de divulgação. Além do teste do pezinho, o diagnóstico também pode ser feito pelo teste do suor e por estudo genético. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais aumenta o controle sobre a doença, proporcionando ao portador de fibrose cística receber o tratamento médico adequado e uma melhor qualidade de vida.

Em alusão à ao “Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística”, a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (ACAM) está realizando mais uma campanha anual, com a finalidade de tornar essa doença mais conhecida por toda a sociedade catarinense e brasileira. A ACAM é uma entidade sem fins lucrativos que presta assistência aos pacientes e familiares de portadores de Fibrose Cística no Estado de Santa Catarina.

Sintomas:
Tosse Crônica, geralmente com muito catarro
Sibilância (chiado no peito) frequente
Pneumonias frequentes.
Suor excessivo e muito salgado
Desidratação sem causa aparente.
Obstrução intestinal principalmente nos primeiros dias de vida
Dificuldade em ganhar peso e altura apesar da boa alimentação
Fezes volumosas
Extremidades dos dedos dilatadas
Pólipos nasais

Fonte: Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (ACAM)
Mais informações: (48) 3222 0984
E-mail: secretaria@acam.org.br, farmácia@acam.org.br e assistentesocial@acam.org.br
Site: www.acam.org.br