XII Senafis faz história e ressalta força da fiscalização dos Conselhos de Enfermagem

O XII Seminário de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis) fez história. Encerrado oficialmente nesta sexta-feira (18/3), marcou o reencontro das equipes de fiscalização dos regionais após dois anos do início da pandemia, e através de sua programação, traduziu o protagonismo dos enfermeiros fiscais na garantia da eficácia dos serviços de Enfermagem em meio a uma crise sanitária nunca antes vista. Durante quatro dias de evento, foram quase 16 horas de conhecimento compartilhado para 700 pessoas que acompanharam as palestras, mesas redondas e oficinas de forma presencial e através da multiplataforma CofenPlay.

Na cerimônia de encerramento, a presidente do Cofen, Betânia Santos, se emocionou ao relembrar a trajetória da Enfermagem na linha de frente do combate ao novo coronavírus. “Ao fim deste XII Senafis, a palavra é somente gratidão. Ao conversar com os fiscais e olhar em seus olhos, pude ter a certeza do sucesso desta edição e de que ela vai ficar marcada no coração de cada um que aqui se encontra. Enfrentamos diversos desafios e estarmos aqui durante esta semana para relembrar nossa trajetória através de uma riquíssima programação me enche de felicidade”, declarou.

O trabalho dos enfermeiros fiscais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem segue sendo primordial para defender a assistência de Enfermagem ofertada à sociedade, garantir suporte aos profissionais da categoria e evidenciar o protagonismo da profissão. Através do aumento das visitas às instituições e das operações de fiscalização, foi possível preservar equipes de trabalho e a população assistida, subsidiando a luta por valorização e a mobilização dos conselhos juntos aos órgãos de saúde e à justiça para garantir condições mínimas de assistência.

“Depois de tantas perdas e sofrimento, esta edição do Senafis surge como uma fênix. Conseguimos fazer acontecer um evento organizado e seguro para todos os participantes. Parabéns ao Cofen, ao Coren-PE e a todos os conselhos que se fizeram presentes através de suas delegações”, disse Gilmar Júnior, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).

A programação inovou ao contar com transmissão sincrônica pelo CofenPlay e suscitou importantes debates sobre a relevância e os rumos da fiscalização. Com a participação de especialistas em palestras, mesas redondas e oficinas, os participantes puderam entrar em contato com conteúdos relacionados à gestão, liderança, fiscalização na Atenção Primária à Saúde (APS), pandemia e valorização.

“A pandemia foi o período que mais mobilizou os Conselhos de Enfermagem. Nos tornamos protagonistas nacionais e internacionais no enfrentamento de um vírus que era até então desconhecido para a maioria dos brasileiros. Nossa relevância só foi possível porque decidimos nos colocar ao lado dos profissionais de Enfermagem que estavam na linha de frente. Este Senafis simboliza todo este desafiador período e já se tornou especial por ser o primeiro seminário a acontecer depois do surgimento da covid-19”, afirmou Manoel Neri, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO).

“Estou muito feliz e afirmo que este foi um dos melhores Senafis que já participei. Pude acompanhar todos os seminários anteriores e esta edição foi ímpar, pois pontua um novo momento dentro dos conselhos, marcado por uma grande aproximação entre a gestão e a operação. Os fiscais e a diretoria, mais do que nunca, estão unidos e trabalhando em conjunto, compreendendo que cada um realiza um papel complementar e fundamental para transformar a realidade da Enfermagem brasileira”, evidenciou Mirela Passador, fiscal do Conselho Nacional de Fiscalização de São Paulo (Coren-SP).

Próxima edição — O XIII Senafis já tem data e local definidos. Em 2023, as equipes de fiscalização de todo o sistema estarão reunidas na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pela presidente do Cofen na presença de todos os participantes do evento.

Presidente do Cofen, Betânia Santos comemorou a edição de 2022 do Senafis