Presidente do Coren-SC falou de Vacina, Ciência e Democracia na V Jornada Integrada de Saúde da Unesc

O presidente do Coren-SC Gelson Albuquerque foi um dos palestrantes da V Jornada Integrada da Saúde da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina) e o tema foi “Vacina, ciência e democracia”. O evento ocorreu de forma virtual na última quinta-feira (21/10) e foi transmitido pelo canal do YouTube da instituição – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

O outro palestrante da noite foi o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, que coordena todos os setores da pasta, incluindo vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental (centro de controle de zoonoses) e vigilância em saúde do trabalhador (CEREST).

O debate foi mediado pela estudante de Enfermagem na UFSC, Vitória Davi, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Conselho Nacional de Saúde. A abertura foi feita pela estudante de Psicologia Elizabeth Toczek, coordenadora da V Jornada Integrada da Saúde.

As apresentações abordaram a gestão da vacinação e Saúde Pública no contexto pandêmico, com foco na região catarinense. O presidente do Coren-SC mostrou alguns números importantes da imunização no impacto da saúde pública, diminuindo consideravelmente os casos graves de Covid-19, as internações e os óbitos registrados em 2020. Ele também mostrou um resumo das principais atividades e ações do Coren-SC no enfrentamento da pandemia, em especial na fiscalização das instituições de saúde para garantir atendimento seguro e de qualidade à população.