Comissão de Ética do Coren-SC terá técnicos e auxiliares na composição

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina-SC aprovou hoje, 21/10, durante a 604ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), a inclusão de técnicos e auxiliares na Comissão de Ética da entidade. A decisão, que ainda precisa ser homologada pelo Conselho Federal de Enfermagem, foi comemorada por todos os conselheiros e pela atual Comissão, além do grupo de trabalho instituído para a reformulação do regimento interno.

A Comissão de Ética do Coren-SC foi criada em 1992 e é um importante órgão de representação dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem . Ela tem funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem. Até então, as comissões, por força de regimento, eram compostas apenas por profissionais enfermeiros, excluindo auxiliares e técnicos de suas composições.

Posse da Comissão de Ética do Coren-SC foi virtual no mês de setembro

O Coren-SC, pensando na inclusão destes profissionais, instituiu uma nova comissão de ética sob coordenação da Conselheira Maria Elisabeth Kleba, juntamente com um grupo de trabalho liderado pela Conselheira Neide Pereira, que teve a missão de reformular o Regimento Interno e aprimorar os processos com o objetivo de incluir auxiliares e técnicos nas Comissões de Ética.

“Esse processo de revisão do regimento interno foi realizado com grande empenho e dedicação, porque contou com a participação importantíssima de técnicos e auxiliares, que trouxeram uma contribuição extremamente efetiva”, aponta Kleba.

Representante das novas categorias admitidas na comissão, a Conselheira e Técnica de Enfermagem Neide Pereira também teve contribuição importante na elaboração do novo Regimento. “Agradeço à gestão do Coren-SC pelo reconhecimento e valorização aos técnicos de Enfermagem”, reforçou Neide.

O presidente do Coren-SC Gelson Albuquerque destacou que a inclusão dos profissionais vai impactar na melhoria profissional da Enfermagem: “Vamos ter uma maior participação de toda a Enfermagem e isso vai refletir no desenvolvimento de melhores práticas que, sem dúvida , vão trazer avanços na qualidade e na segurança do atendimento aos usuários da saúde”.

Depoimentos – Os conselheiros deixaram registradas duas opiniões sobre a decisão.
“Um grande marco para os profissionais auxiliares e técnicos de Enfermagem. Essa conquista abre um grande espaço para a categoria, uma conquista merecida. Essa porta que se abriu aos profissionais nos coloca próximos de uma profissão mais justa e valorizada. Parabéns a todos auxiliares e técnicos de Enfermagem”, disse a conselheira Juliete de Oliveira Costa.

“A participação dos técnicos e auxiliares de Enfermagem na Comissão de Ética do Coren-SC é uma vitória da Enfermagem catarinense. Todos nós temos muito a contribuir na evolução da Enfermagem e, assim, seguirmos trabalhando”, afirmou a conselheira Kátia Caetano.

 

“É de suma importância e nessa nova gestão estamos vendo aumento da representatividade dos técnicos e auxiliares de Enfermagem, que são a maioria entre os mais de 68 mil profissionais no Estado. Essa participação precisa ser valorizada e reconhecida, e estamos fazendo isso em Santa Catarina”, destacou o conselheiro Henrique Manoel Alves.