Cofen recebe Fórum Nacional da Enfermagem e avalia sucesso do ato

A presidente do Cofen, Betânia Santos, recebeu representantes das entidades que integram o Fórum Nacional da Enfermagem nesta sexta-feira (6/8), em Brasília. O encontro discutiu as principais demandas da categoria e fez um balanço do ato Valorizar a Enfermagem é valorizar o SUS, realizado ontem, no Dia Nacional da Saúde.

A presidente agradeceu a organização e o empenho de todas as entidades para a realização do ato. A manifestação reuniu mais de 1.500 profissionais de todo Brasil em apoio à aprovação do PL 2564/2020, que estabelece um Piso Salarial e fixa a jornada em 30h semanais. “Queria parabenizar pelo ato de ontem. Foi um trabalho belíssimo com a participação de todos, um grande sucesso essa articulação, que reflete a união da Enfermagem pela valorização”, afirmou.

Com participação de senadores, deputados, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, a ação foi um marco da mobilização da categoria. O senador Fabiano Contarato, autor do PL, e diversos congressistas participaram da manifestação, antes e durante a audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Qualificação profissional – A presidente apresentou, ainda, alguns dos projetos do Cofen, como a expansão do Programa de Mestrado e o Programa de Aprimoramento Profissional, o Proficiência. “O Cofen quer proporcionar aos profissionais condições de atualização e aprimoramento com oferta de cursos gratuitos. Estamos estudando a possibilidade da retomada deste projeto ainda este ano”, explicou.

Participaram do encontro a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN Nacional), Associação Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (ANATEN), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), Executivo Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF) e a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), além do conselheiro Daniel Menezes, representante do Cofen no Fórum.

Fonte: Ascom – Cofen