Cofen e Ministério da Saúde discutem legislação sobre transplante de órgãos

Na quinta-feira (29) representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniram com o Ministério da Saúde e Sociedade de Especialistas da área de Transplantes com o objetivo de debaterem as legislações específicas de cada entidade, buscando uma resolução que atenda, de forma conjunta, os procedimentos de transplante de órgão e respeite o exercício profissional.

No âmbito do Cofen, a Resolução 611/2019 estabelece as normas para atuação da equipe de Enfermagem no processo de doação e transplante de órgãos e tecidos, visando à efetiva segurança do paciente.

Membros das Câmaras Técnicas de Legislação e Normas e de Atenção à Saúde do Cofen (CTLN e CTAS), ambas presentes no encontro, explicaram que pretendem finalizar o termo de cooperação técnica com o Ministério e demais representantes em breve, a fim de que em outubro a resolução esteja pronta e os procedimentos de transplante devidamente regulamentados ao exercício dos profissionais de Enfermagem.

“Ficou acordado que faremos uma avaliação dos bancos de órgãos para fecharmos a resolução o mais breve possível”, afirmou a coordenadora da CTLN, Cleide Mazuela.

Fonte: Ascom – Cofen