75ª SBEn: Uniplac encerra 15ª Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem com avaliação de que essa foi a melhor de todas as edições

A programação da 15ª edição da Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Uniplac (SAEnf) trouxe temas para a prática e para a formação profissional de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem durante cinco dias de eventos (de 12 a 16 de maio). A organização da Semana na Uniplac, composta principalmente por membros do Centro Acadêmico de Enfermagem, convidou palestrantes de renome em cada um dos assuntos abordados, entre eles palestrantes internacionais.

“Atividades como essas contribuem com um outro olhar para a nossa formação e prática profissional”, explanou a Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Aline Salvador, da 7ª fase.

A programação abriu com a palestra “O protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar”, tema central da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, da Enfermeira Dra. Vera Regina Waldow. Ao longo da Semana, também foram abordados: as relações humanas no cuidado de Enfermagem; gestão em Enfermagem; simulação clínica: nova prática para o ensino de Enfermagem; redes de atenção às urgências e emergências; os sistemas de informação em Enfermagem numa perspectiva lusófana; amamentação; protagonismo do Enfermeiro na assistência hospitalar; terapia intravenosa; cuidado com pacientes acamados no domicílio; e geoterapia: um modo de cuidado alternativo.

DSCN0540
A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, ministrou palestra sobre a inserção da Enfermagem no mercado de trabalho. “Há oportunidade no mercado de trabalho. Os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC diariamente visitam as instituições que contam com serviços de Enfermagem e na maioria deles há déficit de profissionais de Enfermagem. O Coren/SC, então, orienta e notifica as instituições com déficit para contratação de mais profissionais de Enfermagem”, detalhou a Presidente do Coren/SC. O trabalho da fiscalização do Conselho envolve ainda retorno à instituição para verificar se a notificação foi cumprida. Em caso negativo, o processo é encaminhado para o Departamento Jurídico do Coren/SC que inicia os trâmites judiciais em prol da contração de profissionais de Enfermagem, de acordo com o cálculo de dimensionamento (Resolução Cofen nº 293/2004).

Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Enfermeira Jaqueline Omizolo, a 15ª SAENf cumpriu com o objetivo de compartilhar conhecimento. “A 15ª Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Uniplac foi 10. Convidamos não só os acadêmicos e professores de Enfermagem como também de outras instituições de ensino de Enfermagem e profissionais de Enfermagem da região”, detalhou. “Certamente foi a melhor edição de todas as edições”, respondeu a Presidente do Centro Acadêmico, Aline Salvador, empolgada com a evolução do evento a cada ano.

30h Já
Os participantes da 15ª SAENf também aderiram às mobilizações em prol da jornada de 30h semanais para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e escreveram cartazes para sensibilizar os Deputados Federais para incluírem o Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada, na ordem do dia para votação.

DSCN0535