75ª SBEn: Hospital Nereu Ramos faz gincana científica e cultural para estimular interação e conhecimento

Neste ano, os profissionais de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos, de Florianópolis, inovaram na forma de celebrar a Semana Brasileira de Enfermagem. A comissão organizadora da Semana no Hospital incrementou a programação já tradicionalmente composta por palestras e mesas-redondas com gincana cultural e científica.

Nereu Ramos (1)

“Nossa proposta foi proporcionar a interação entre os trabalhadores de Enfermagem, fortalecer o relacionamento interpessoal, proporcionar troca de conhecimento e estimulá-los a participar da Semana Brasileira de Enfermagem”, conta a Gerente de Enfermagem do Hospital, Enfermeira Maria Cristina G. Kehrig Salvador, que integrou a comissão organizadora junto com a Técnica de Enfermagem Vanessa Castellani e a Enfermeira da Educação Continuada, Elisandra F. de Andrade.

A gincana contempla, entre outros assuntos, jogo de perguntas e respostas sobre a história da Enfermagem e segurança do paciente; e decoração de ambiente temático. Quatro grupos com dez profissionais de Enfermagem cada se inscreveram. E um dos requisitos era justamente abranger profissionais tanto do turno diurno quanto do noturno. “Percebemos que com essa novidade os profissionais de Enfermagem estão muito mais animados, integrados e interados da programação da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem”, avaliou a Gerente de Enfermagem na abertura da programação, realizada na segunda-feira (12 de maio).

O grupo “Unidos da HP” (Hora Plantão) chegou à abertura junto, uniformizado com camisa do Brasil e trocando informações sobre os preparativos para a gincana. “Eu percebo que essa gincana nos trouxe muita empolgação. Cada momento que nos reunimos, fora do horário do expediente, renovamos o nosso amor pela profissão para seguirmos unidos na nossa atribuição: prestar assistência segura, humanizada e de qualidade aos pacientes”, contou a Técnica de Enfermagem Elicarmem Osório.

Nereu Ramos
A programação no Hospital Nereu Ramos iniciou na segunda-feira (12 de maio) com a presença da Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi; da Coordenadora da 75ª Semana em Santa Catarina e Diretora de Publicações da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina e professora do Instituto Federal de Santa Catarina, Enfermeira Msc. Angela Regina Kirchner; da Gerente de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos; do Diretor do Hospital, Dr. Antonio Fernando Barreto Miranda e do Gerente Administrativo do Hospital, Luciano José Pereira.

O Diretor do Hospital, Dr. Antonio Fernando Barreto Miranda, destacou a importância da Enfermagem no serviço de saúde, parabenizou os profissionais de Enfermagem pelo dia (12 de maio – Dia do Enfermeiro; 20 de maio – Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem) e a equipe por contemplar a 75ª de uma forma diferente. “Esperamos que vocês tenham uma semana proveitosa, repleta de conhecimento científico e cultural”, ressaltou. Dr. Antonio Miranda lembrou que a programação também vai comemorar o Dia do Assistente Social e o Dia Nacional de Combate a Infecções Hospitalares.

Para a Presidente do Coren/SC, o tema deste ano da 75ª SBEn “Protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar” estimula os profissionais de Enfermagem também a reflexões sobre a participação de cada um nas lutas da Enfermagem. “Convidamos os profissionais de Enfermagem para participarem ativamente das lutas. Quem sabe possa ser até uma das atividades da gincana. Sobre a jornada de 30h, por exemplo, o Projeto de Lei nº 2295/2000, que trata do assunto, precisa ser colocado na pauta de votação. Os profissionais podem se manifestar de duas formas: 1) Ligando para a Câmara dos Deputados – 0800 619 619 e 2) Enviando e-mail para todos os Deputados, ação que pode ser feita em poucos cliques no site do Coren/SC”, sugeriu.

A Coordenadora da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, Enfermeira Msc. Ângela Kirchner, abriu a programação com a palestra “Protagonismo da Enfermagem no processo cuidar”. As atividades seguem até o dia 20 de maio.

Clique aqui e acompanhe a Programação completa da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem