Cofen publica parecer sobre segurança das seringas autorretratéis

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou nesta segunda-feira (08/6), o Parecer 014/2020 da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS) sobre seringas autorretráteis. O documento, elaborado em atendimento a consulta da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), indica que o uso do material pode contribuir para a redução de acidentes de trabalho.

Após avaliar a produção técnico-científica disponível, a CTAS concluiu que esta tecnologia demonstrou ter efetividade, favorecendo a prevenção dos acidentes ocupacionais relacionados à exposição a patógenos do sangue. O documento destaca, no entanto, a importância de adotar também outras medidas de prevenção, como a educação permanente em serviço e capacitação dos trabalhadores para o uso desses dispositivos.

Fonte: Ascom – Cofen