Coren/SC apresenta experiência dos Protocolos no Seminário do Laboratório de Inovação da OPAS e Cofen

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), realizam nesta semana (16 a 18/03), na sede da OPAS, em Brasília, a segunda etapa de avaliação das experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das narrativas dos profissionais. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, participa do evento junto com a conselheira Elizimara Ferreira Siqueira que apresentou nesta tarde de segunda-feira (16) o Programa de Adesão aos Protocolos de Enfermagem do Coren/SC, um dos trabalhos selecionados para esta etapa. As apresentações vão ser realizadas até o dia 18 de março.

O Laboratório de Inovação é uma parceria entre o Cofen e a OPAS, com apoio do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Segundo o presidente Manoel Neri, o projeto mostra a importância do trabalho e o protagonismo que os profissionais de Enfermagem vem desenvolvendo dentro do Sistema de Saúde brasileiro.

“Essa emergência de Saúde Pública deixa muito visível a importância que tem o trabalho dos profissionais de enfermagem dentro de qualquer sistema de saúde”, falou o presidente, a respeito da pandemia do Covid-19.

Monica Padilla, coordenadora da OPAS ressaltou também a importância do projeto, “gostaria de retificar a importância que tem para nós esta aliança e esta equipe de trabalho intersetorial, para poder pensar o Sistema Único de Saúde (SUS) com todos os profissionais e reconhecer o papel central que a Enfermagem tem nisso”.

“Estamos no ano internacional da Enfermagem e este laboratório vem a agregar de forma concreta em como a enfermagem brasileira têm várias experiências de sucesso na área de valorização e ampliação do escopo de práticas”, disse Maria Alice, membro da coordenação técnica do laboratório, representando a OPAS.

O Laboratório de Inovação em Enfermagem selecionou 39 experiências das 329 inscritas na iniciativa. Das práticas aprovadas, 17 pertencem ao eixo “Ampliação do escopo de práticas” e 22 ao tema “Valorização da Enfermagem”.

Allisson Morais trouxe a experiência sobre terapia de Biomagnetismo e Bioenergética voltada ao trabalhador do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, voltado para a Assistência aos Trabalhadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

O enfermeiro Vinícius Brasil, de Florianópolis (SC), trouxe o debate sobre o enfrentamento da sífilis a partir da ampliação clínica do enfermeiro e o protagonismo da Enfermagem na luta contra a doença.

“A ampliação do acesso a partir da inserção de DIU por enfermeiros” foi tema de experiência apresentada por Laura Castillo. O projeto destaca a participação de enfermeiros com expertises na área, com técnicas baseadas em evidências, autonomia e o protagonismo feminino.

“Circuito Eu Sou o SUS – Pré-Natal: Uma estratégia para fortalecer a adesão ao pré-natal” foi a experiência apresentada pela enfermeira Mara Gabriela. A profissional ressaltou que o objetivo do projeto é colaborar com as práticas de aperfeiçoamento à adesão ao pré-natal.