Representante de SC no Cofen participa do II Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiros de Angola

gelson_ministro1

Com o intuito de trocar experiências e subsidiar discussões entre profissionais de Enfermagem de diferentes países, o Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) foi convidado para o II Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiros de Angola que ocorreu de 26 a 30 de novembro e foi promovida pela Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDEMFA). A edição deste ano teve como temática “Humanizar para melhor cuidar”.

O Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque (de Santa Catarina) representou o Cofen no evento e proferiu a conferência “Humanização como princípio da Assistência de Enfermagem no Brasil: a opção pelo binômio mãe-filho”. O conselheiro abordou os princípios e antecedentes à implementação da Política Nacional de Humanização no Brasil (PNH), tomando por base o texto de Pasche & Passos. “Destaquei as prioridades, desafios, princípios, diretrizes, método de intervenção da PNH e centrei o debate nos dispositivos da PNH, como o acolhimento com classificação de risco, colegiados gestores, programa de formação em saúde e trabalho, equipes de referência e de apoio matricial e projetos de ambiência”, ressaltou Gelson Albuquerque. Na oportunidade também foi apresentada a Rede HumanizaSUS, os indicadores referentes à saúde materno-infantil e os principais programas na referida área.

O conselheiro também coordenou com o Ministro de Estado de Saúde de Angola, médico José Vieira Dias Van-Dúnem, a conferência “A Humanização no contexto da saúde: A experiência de Angola”. O Ministro da Saúde de Angola é especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Lisboa, Curso de Clínica de Doenças Tropicais na IGMT, Curso de Gestão de Cuidados Primários pela Fundação Haga-Kan e Curso de Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical. O Ministro reforçou a necessidade de respeito aos usuários e destes para os trabalhadores, enfocou a complexidade do setor e que por isso é necessário fazer um investimento cada vez maior no campo da Educação.
O Ministro destacou que houve uma evolução muito grande nos serviços de saúde de Angola após a revolução e que, apesar das condições econômicas, o governo vem fazendo diversos investimentos para melhora da qualidade assistencial, com um amplo programa de formação de profissionais na área de saúde, na perspectiva da atenção multidisciplinar. Também falou sobre perspectivas: disse que estão lançando um programa de qualificação e humanização no parto, começando os investimentos na Maternidade Lucrécia Paim, na cidade de Luanda, e que este trabalho tem apoio do Brasil e do Japão. E enfatizou a área de Pediatria como a tônica dos esforços do Ministério da Saúde.

gelson-angola
Para o Conselheiro Federal Gelson Albuquerque, participar do Congresso Internacional valoriza o trabalho desenvolvido pela Enfermagem Brasileira. “Destacamos a qualidade dos profissionais de Enfermagem do Brasil, apresentamos muitas atividades desenvolvidas e ao mesmo tempo trocamos experiência. O Ministro de Saúde da Angola assistiu a conferência proferida por mim e representantes da Ordem dos Enfermeiros de Portugal, por exemplo, ficaram interessados em conhecer o modelo de fiscalização feito pelos Conselhos Regionais de Enfermagem e devem realizar visita técnica ainda este ano”, frisou Albuquerque.

Entre os saldos apresentados pelo evento, podem ser citados a definição do governo de implementar a Rede Nacional de Humanização da Assistência à Saúde para reverter os indicadores epidemiológicos. Além da criação do Gabinete do Usuário, que é instrumento de comunicação direta entre a população e os gestores nacionais da área.
O evento teve início com cursos na Universidade Jean Piaget (Viana) e terminou com a Expo-Enfermagem 2013 de novembro, no Centro de Conferências do Futungo de Belas.

Fonte: Cofen com adaptações do Coren/SC