Presidente do Coren/SC esteve reunida com a deputada federal Carmen Zanotto

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, está em Brasília participando da Reunião Plenária do Cofen e nesta terça-feira aproveitou a estada na Capital Federal para ter uma audiência com a deputada federal Carmen Zanotto. Um dos temas debatidos foi a campanha em prol da implantação de um Centro de Parto Normal em Florianópolis, que reúne as integrantes da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes (Abenfo/SC).  A deputada foi receptiva ao tema e afirmou que vai solicitar à assessoria um estudo sobre esta iniciativa para levar mais subsídios ao grupo que está mobilizado para criar o Centro de Parto Normal. “Depois que tiver mais informações, faremos uma reunião com Coren e Abenfo em Florianópolis, assim poderemos contribuir com o andamento dos procedimentos”, disse a deputada.

A ideia nasceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que cederam o espaço para o atendimento, e apesar de já existir a verba já aprovada na Câmara Municipal, o Centro encontrou dificuldades ao encontrar parcerias de maternidades que pudessem garantir a segurança das parturientes e dos recém-nascidos, porém nenhuma delas demonstrou interesse em firmar essa parceria.

A campanha visa conscientizar a população sobre a importância de um parto humanizado e se estende até o mês de setembro, prazo máximo para que uma das maternidades manifestem interesse na parceria, se caso isso não acontecer, o Centro perderá seu espaço e a iniciativa voltará ao seu início. O dinheiro arrecadado com esta campanha vai ajudar na divulgação do espaço, e no trabalho que o Centro de Parto Normal quer propor a comunidade.