Responsáveis Técnicos dos hospitais públicos reunidos para treinamento com Comissão de Ética do Coren/SC

Na quinta-feira (22/8), no auditório da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece), foi realizada a segunda parte de capacitação dos profissionais de Enfermagem dos Hospitais Públicos de Santa Catarina, numa parceria do Coren/SC com a Diretoria de Educação Permanente da Secretaria de Estado da Saúde (DEPS/SES/SC). Desta vez foram os Responsáveis Técnicos de cada instituição, vindos de todas as regiões do Estado, que puderam debater e esclarecer dúvidas sobre as questões éticas que ocorrem na assistência de Enfermagem. A diretora da DEPS, Micheline Moreira Gonçalves, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da parceria do Coren/SC com a Secretaria, seguindo a mesma fala da presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, que abriu os trabalhos. O diretor do Hemosc, Guilherme Genovez,  esteve presente novamente e elogiou a iniciativa.

Em sua apresentação, Helga Bresciani abordou a Anotação e Certidão de Responsabilidade Técnica e destacou as normas disciplinadoras do exercício da profissão, quais atribuições específicas e inerentes dos profissionais enfermeiros(as). “Nosso objetivo com este treinamento foi dirimir as dúvidas sobre o que é administrativo e o que é ético dentro das infrações e falhas cometidas nos processos de Enfermagem. Todo o enfermeiro ou enfermeira Responsável Técnico deve ter o controle e o acompanhamento dos trabalhos que estão sob sua responsabilidade, ou seja, exercer a função e não apenas assinar”, enfatizou.

A coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Maria do Carmo Vicensi, mostrou um pouco do funcionamento da instância dentro do Conselho, como são realizadas as orientações para implantação das comissões dentro das instituições e a importância desta iniciativa entre os profissionais de Enfermagem. As outras integrantes da Comissão, Luciana Galvão Paes da Rosa, Elizandra Faria Andrade, Rafaela Serpa, Michele Andrade e a enfermeira fiscal Giana Marlize Boeira Poetini, também coordenaram as atividades.

Depois das apresentações, os participantes realizaram rodas de conversa para troca de experiências e informações. As integrantes da Comissão de Ética do Coren/SC fizeram contribuições e esclareceram dúvidas sobre infrações éticas, ou seja, que não condizem com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE).