Iniciou nesta sexta (9/8) pela manhã, no auditório da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece), a primeira etapa da capacitação das Comissões de Ética dos Hospitais Públicos de Santa Catarina, numa parceria do Coren/SC com a Diretoria de Educação Permanente da Secretaria de Estado da Saúde (DEPS/SES/SC). O evento reuniu integrantes das Comissões de Ética de Enfermagem das instituições de saúde de todas as regiões do Estado. A representante da DEPS, Rejane Esther Vieira Mattei, agradeceu a presença de todos e o diretor do Hemosc, Guilherme Genovez, também esteve presente e fez uso da palavra para elogiar a iniciativa da atividade.
A coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Maria do Carmo Vicensi, iniciou os trabalhos relatando o funcionamento da instância dentro do Conselho, como são realizadas as orientações para implantação das comissões dentro das instituições e a importância desta iniciativa entre os profissionais de Enfermagem. As outras integrantes da Comissão, Luciana Galvão Paes da Rosa, Elizandra Faria Andrade e a enfermeira fiscal Giana Marlize Boeira Poetini, também coordenaram as atividades.
Na primeira parte, os cerca de 60 participantes dividiram-se em grupos e analisaram estudos de caso que poderiam ocorrer dentro da instituição. Em seguida, cada grupo apresentou o resultado das discussões e quais encaminhamentos seriam realizados em cada caso. As integrantes da Comissão de Ética do Coren/SC fizeram contribuições e mostraram as diferenças entre infrações administrativas e infrações éticas, ou seja, que não condizem com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE).
A próxima etapa será dia 22 de agosto, no mesmo local, com a presença de Responsáveis Técnicos das instituições de saúde.