Começa a contagem regressiva para o 16º CBCENF

CBCENF

Interação entre os grandes nomes da Enfermagem brasileira, discussões sobre as melhorias para a categoria e interação entre os congressistas serão um dos grandes destaques que os mais de 5.800 congressistas do 16º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) poderão conferir na próxima semana.

O evento ocorrerá de 2 a 5 de outubro no Carapina Centro de Eventos, localizado na Rodovia do Contorno, BR-101 Norte, Km 1, no município de Serra-ES , cerca de 20km do centro de Vitória (ES).

O tema central do 16º CBCENF será o “Compromisso com a Ética e Responsabilidade Social” e seus eixos temáticos serão: ética e legislação em enfermagem; cidadania, alienação e controle social; e acessibilidade e sustentabilidade no SUS.

São mais de sete cursos com temas diversos relacionados à prática da Enfermagem. As palestras também contam com temáticas e abordagens importantes para o profissional.

Preparativos

Colaboradores e servidores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais já estão organizados e fechando os últimos preparativos para o evento. A Comissão Organizadora também já está engajada nos últimos detalhes.

Conhecimento

A subcomissão científica do CBCNEF vem avaliando todos os trabalhos enviados para apresentação no evento, tanto em forma de pôster como a comunicação coordenada. Além dos trabalhos com temas livres, também estão inclusos os que concorrem a prêmios.

Conferências e Mesas-Redondas

Confira alguns dos destaques:

A conferência “Tráfico de crianças: uma realidade oculta” pretende destacar a participação do profissional de enfermagem no acompanhamento pós-parto, como forma de prevenir e evitar o sequestro e tráfico de crianças, realidade que atinge centenas de pais e mães no Brasil. A palestra é coordenada pela Juíza Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da capital do Rio de Janeiro, Ivone Ferreira Caetano.

Diversidade sexual: A mesa redonda sobre o tema que ocorrerá no 16º CBCENF contará com a participação do Coordenador da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro, Carlos Tufvesson, e do enfermeiro Sebastião Freire de Oliveira, que promoverão o debate visando a combater o preconceito e qualquer tipo de discriminação.

“Reprodução Humana: novos campos para a enfermagem” é o tema da mesa redonda que pretende discutir essa nova tendência para o campo da Enfermagem, perspectivas profissionais e novidades da área. A área de reprodução humana assistida vem apresentando um aumento na demanda por profissionais enfermeiros, mas traz uma necessidade de especialização. A mesa redonda acontece de 14:00 às 17:00, no dia 3 de outubro, no auditório “Pedra dos Olhos”.

Confira a programação completa em: www.cbcenf.com.br.

Exposição 40 anos

No início de setembro foi inaugurada uma exposição sobre os 40 anos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), em Salvador-BA que estará montada em Vitória especialmente para o CBCENF. Os congressistas também terão a oportunidades de conferir e conhecer mais sobre a história da Enfermagem brasileira.

Agenda Cultural

Neste ano, duas grandes atrações nacionais integrarão a agenda cultural. O cantor carioca Naldo, principal representante do “funk melody”, está confirmado como uma das atrações. A banda Chiclete com Banana também agitará os participantes do 16º CBCENF.

Fonte: Ascom/Cofen