Demandas para contratação de mais profissionais de Enfermagem na rede estadual, apontadas pelo Coren/SC, começam a ser atendidas

Coren/SC expôs prioridades para Enfermagem em reunião com a Secretária de Estado da Saúde no mês passado

Com uma lista que apontava o quantitativo de profissionais de Enfermagem atuantes em cada instituição da rede estadual e quantos seriam necessários, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) apresentou à Secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, em julho, entre as prioridades para a Enfermagem do Estado a necessidade urgente de contratação de mais profissionais de Enfermagem.

Pelos Cálculos de Dimensionamento de Pessoal (Resolução Cofen nº293/2004), o déficit nas 13 instituições de saúde com gestão estadual em Santa Catarina era de 882 Enfermeiros e 803 Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. A problemática motivou o Coren/SC a ajuizar ações judiciais contra o Governo do Estado, uma vez que as tentativas de resolver a solicitações até então não eram atendidas pelo Estado.

Com a mudança no comando da Secretaria Estadual de Saúde, a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, fez questão de expor as dificuldades para a nova Secretária logo no primeiro dia de audiência externas e recebeu o compromisso dela de responder sobre o déficit de profissionais de Enfermagem em pouco tempo.

Uma das demandas mais críticas estava em Joinville, onde a Maternidade Darcy Vargas atuava com 22,44% do número adequado de Enfermeiros, já no quantitativo de profissionais de nível médio o déficit era de 79 profissionais. Agora, a Secretária de Estado da Saúde anuncia que irá contratar mais 88 novos servidores para a Maternidade Darcy Vargas, sendo 70 Técnicos de Enfermagem e 18 Enfermeiros.

Para o Hospital Regional Hans Dieter Schimidt, também em Joinville, a Secretária informou que contratará mais profissionais de Enfermagem. Pelos Cálculos de Dimensionamento de Pessoal, o déficit de profissionais de Enfermagem somava, em julho, 447, sendo 151 Enfermeiros e 296 Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

“Ficamos satisfeitos com essa resposta da nova Secretária de Estado da Saúde. Esse déficit é antigo e a resolução se alastra pelas vias judiciais. A nossa expectativa agora é pela contratação de mais profissionais de Enfermagem tanto para essas instituições de Joinville quanto para outras de gestão estadual situadas em diversos municípios do Estado. A contração de mais profissionais de Enfermagem refletirá diretamente em mais qualidade e segurança na assistência de Enfermagem prestada à população”, explanou a Presidente do Coren/SC.

Prioridades da Enfermagem
No encontro com a Secretária de Estado da Saúde, em julho, o grupo composto por representantes do Coren/SC, Cofen e ABEn resumiu como prioridades para a Enfermagem de Santa Catarina:
1)Política de Recursos Humanos para a Enfermagem com garantia de um adequado dimensionamento de pessoal;
2) Formação e Qualificação Profissional;
3) Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE);
4) Melhores condições de trabalho.

Participaram da audiência com a Secretária, a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi; o Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque; e a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen), Enfermeira Msc. Helga Bresciani.