Ato Médico: Frente Catarinense em Defesa da Saúde recebe apoio da Deputada Ana Paula Lima pela manutenção dos vetos

Formada em Enfermagem e Obstetrícia e Líder da Bancada Petista na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a Deputada Estadual Ana Paula Lima declarou nesta quinta-feira (15 de agosto) total apoio à principal bandeira da Frente Catarinense em Defesa da Saúde: manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato Médico.

Reunião Ana Paula 15-08

A Lei, sancionada com 10 vetos pela Presidenta Dilma Rousseff, agora está na pauta do Congresso Nacional do dia 20 de agosto para apreciação dos vetos. Os itens vetados pela Presidenta Dilma estabelecem como privativos dos médicos atividades desenvolvidas por outros profissionais de saúde. Atividades, inclusive, regulamentadas na Lei de Exercício das demais profissões da saúde. “O maior prejudicado se os vetos forem derrubados será a população, que não terá mais, na rede pública, acesso direto a vários profissionais de saúde, como Enfermeiros, Psicólogos e Nutricionistas. Para consultar com esses profissionais, terá que primeiramente consultar com um médico”, detalhou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

Em reunião com representantes da Frente, a Deputada se inteirou das ações já desenvolvidas e de como ela poderá auxiliar. “A Frente Catarinense já conversou com praticamente todos os Deputados Federais e Senadores Catarinenses sobre a importância de manter os vetos presidenciais da Lei do Ato Médico e agora no dia 20 de agosto, dia em que os vetos serão apreciados, faremos vigília na Capital Federal para acompanhar a deliberação do veto presidencial”, explicou a Presidente do Coren/SC.

A Deputada reafirmou que vai continuar trabalhando bastante para manutenção dos vetos. “Vamos reforçar essa sensibilização com os Congressistas e preparar o nosso pessoal para também estar presente no dia 20 em Brasília”, enfatizou Ana Paula Lima.

O encontro contou ainda com a presença da representante do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi-SC), Vânia Maria Machado; da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito10), Fernanda Guimarães Torres; da Conselheira do Coren/SC, Auxiliar de Enfermagem Nelyr de Fátima Filipini; e da Assessora da Deputada, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda.

A Presidente do Coren/SC aproveitou a reunião para agradecer a Deputada pelo apoio dela na realização da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, que teve a abertura oficial na Alesc.

Reunião Ana Paula 15-08 (1)

Frente Catarinense em Defesa da Saúde

A Frente Catarinense em Defesa da Saúde é formada por Conselhos Profissionais, Federação, instituições de ensino, associações, sindicatos e demais entidades representativas dos profissionais de saúde em Santa Catarina. Juntos esses profissionais de saúde catarinenses totalizam quase 100 mil pessoas.

Participem também!

Interessados em manifestar apoio aos vetos, podem fazê-lo pela internet. Há duas formas de contribuir com o movimento pela manutenção dos vetos presidenciais: um manifesto enviado para todos os Deputados e Senadores e uma petição pública (para assinar, clique aqui).