Curso capacitou Enfermeiros para Atenção à Pessoa Idosa

Das 10 oficinas realizadas em todo o país para capacitar os Enfermeiros como Agentes Multiplicadores da Atenção à Pessoa Idosa, uma foi realizada em Florianópolis, resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) com apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

DSC05709

Enfermeiros de vários municípios catarinenses participaram da Oficina, ministrada na sexta-feira (9 de agosto). O encontro começou com uma reflexão pela apresentação do filme argentino “Conversando com mamãe”. A relação entre a mãe, de 82 anos, e o filho concedeu a trama para o levantamento de muitas outras questões, como: direitos dos idosos, vitalidade da pessoa idosa e sabedoria. O contato entre eles, quase que obrigatório, apenas por telefone foi substituído por visitas depois que Jaime (o filho) ficou desempregado e precisava vender o apartamento em que a mãe morava. Aos poucos, a mãe foi mostrando para o filho que o que ele considerava ser a solução, na verdade não era; o filho tinha muitos outros problemas que precisavam ser resolvidos. A mãe o ajuda a se conhecer e buscar alternativas para ser feliz.

A oficina abordou ainda Consulta de Enfermagem para idosos na Estratégia de Saúde da Família, Cuidado de Enfermagem para idosos com incontinência urinária e referenciais teóricos para o cuidado.

“A ABEn-SC tem entre os seus princípios a capacitação dos profissionais de Enfermagem. E a área da Gerontologia também merece destaque para qualificar para a atenção à saúde do idoso com vistas à promoção de um envelhecimento ativo e saudável, da recuperação da saúde, da prevenção de agravos, da atenção integral e integrada, do estímulo das ações intersetoriais, do estímulo à participação e o fortalecimento do controle social”, explicou a Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Msc. Maristela Assumpção de Azevedo.

Diante do sucesso da Oficina, o grupo organizador já fala em estender essa atividade para outras regiões do Estado. “Essa certamente foi a primeira de muitas. Poderemos replicar essa oficina em outros municípios”, afirmou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.