MuNEAN inaugura exposição sobre os 40 anos do Cofen

Os interessados podem conferir a exposição até o dia 11 de outubro

Nesta sexta-feira (9), foi inaugurada uma exposição sobre os 40 anos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), em Salvador-BA. Os interessados podem conferir a exposição até o dia 11 de outubro. A exposição comemorativa também será apresentada no 16º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontece de 2 a 5 de outubro em Vitória-ES.
Durante a inauguração, a diretora do Museu, Júlia Lemos, destacou que a história do cuidado da Enfermagem pode ser lida nas entrelinhas da história do Sistema Cofen/Conselho Regionais. Falando para uma plateia de profissionais, estudantes de Enfermagem e integrantes do Sistema, Júlia Lemos ressaltou a importância do conhecimento da história da profissão e dos Conselhos. “Para valorizarmos a história do Sistema Cofen/Conselhos Regionais temos que conhecer e entender todos os momentos que a categoria já vivenciou no nosso país”, destaca.

Uma das colaboradoras e idealizadoras do MunEAN, Ednelza Feitosa Soares, destacou a importância da exposição para toda a categoria de Enfermagem e lembrou, emocionada, que “em nenhum lugar do mundo, há um museu dedicado a uma profissão. Os 40 anos é extremamente importante para todos os membros da Enfermagem”, aponta.

Já a Conselheira Federal Maria do Rosário de Fátima ressaltou que os 40 anos representam uma história de muita luta e de muitas conquistas pela autonomia da categoria de Enfermagem e lembrou, ainda, que a exposição abre o ano da comemoração dos 40 anos do Cofen.

Já a Conselheira Federal Julita Feitosa enfatizou que através da exposição se pode ter um resgate histórico de muitas conquistas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “Temos a oportunidade de mostrar para os atuais e futuros profissionais de Enfermagem a história de conquistas do Sistema”.

Segue o endereço do Museu para quem quiser conferir a exposição:

MuNEAN:

End: Rua João de Deus, nº 5, Pelourinho – Centro Histórico