Ato Médico: confira a agenda de mobilização pela manutenção dos vetos

Profissionais da saúde criam agenda de mobilização pela manutenção dos vetos da Presidenta Dilma

Agosto começa com agenda repleta de ações para as categorias da saúde. Entidades profissionais, sindicais e movimento social ligadas à saúde promovem um Ato Nacional na terça-feira (6/8), em Brasília, com concentração, às 8 horas, em frente à Biblioteca Nacional, e saída às 10 horas rumo ao Congresso Nacional.

Eles pedem a manutenção do veto presidencial à Lei 12.842/2012, conhecida como Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina. Em trâmite há onze anos, a matéria tem sido questionada por limitar a atuação de outros profissionais da saúde.

Na segunda-feira (5/8), às 15 horas, no Congresso Nacional, foi feita a entrega das assinaturas coletadas pelo movimento Saúde+10 – que pretende criar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.

O dia 20 de agosto também será marcado por uma vigília na Capital Federal. A manifestação contará com a presença de profissionais da saúde no Congresso para o acompanhamento da deliberação do veto presidencial, que está prevista para acontecer nesta data, de acordo com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Agenda Catarinense
A agenda catarinense prevê ainda nesta semana reunião com os Deputados Federais Pedro Uczai e Jorginho Mello, bem como o Senador Paulo Bauer.

Manifeste-se pela internet

Interessados em manifestar apoio aos vetos presidenciais, podem fazê-lo pela internet. Foram organizadas duas formas de contribuição com objetivo de dar força e voz ao movimento, um manifesto e uma petição pública.

O manifesto é enviado aos parlamentares e frisam a defesa aos vetos.

A petição pública: 100 mil pela saúde – abaixo-assinado pela manutenção do veto parcial da presidenta Dilma Rousseff ao PL do Ato Médico, para o Congresso Nacional. Mais de 8 mil pessoas assinaram (para assinar, clique aqui). A meta é chegar a 100 mil adesões.

Fonte: Ascom/Cofen com adaptações do Coren/SC