Palestra sobre o Papel do Coren na Escola Geração Florianópolis

Na última quinta feira (24/05) , na Escola Técnica Geração em Florianópolis reuniram-se estudantes de Enfermagem e as professoras Cintia Duarte, Marilene Adam e Hiranara Freitas para prestigiar a palestra da coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC Maria do Carmo Vicensi. O tema foi “O Papel do Coren na Profissão da Enfermagem” que propiciou a reflexão sobre a escolha da profissão de Enfermagem.  

A coordenadora trouxe para o debate conceitos da profissão atualizados pela nova resolução do Cofen que regulamenta o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. “A Enfermagem é uma ciência, arte e uma prática social, indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde. Tem como responsabilidades a promoção e a restauração  da saúde, a prevenção de agravos e doenças e o alívio do sofrimento”, disse ela.

Ao abordar a importância dos cuidados à  pessoa, à família e à coletividade, Maria do Carmo ressaltou que a Enfermagem organiza suas  ações e intervenções de modo autônomo, ou em colaboração com outros profissionais da área, portanto  tem direito a remuneração justa e a condições adequadas de trabalho, que possibilitem um cuidado profissional seguro e livre de danos.

Na sequência, foi mostrado um relato em vídeo da Dona Brigite, uma usuária dos serviços de Enfermagem formadora de opinião,  que fala do cotidiano vivido pelos profissionais de Enfermagem. “Ela nos instiga e incentiva a sermos profissionais competentes, éticos e humanísticos. E para finalizar, destaco o pensamento de um grande pensador político que nos fortalece como profissionais: o segredo do sucesso na profissão, é fazer com prazer o seu dever”, encerrou a enfermeira Maria do Carmo.