Hospital Hans Dieter Schmidt, de Joinville, tem Comissão de Ética de Enfermagem

Para zelar pelo exercício ético-profissional dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Hospital Hans Dieter Schmidt, de Joinville, a instituição constituiu a sua própria Comissão de Ética de Enfermagem. Os membros foram empossados pela equipe do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) em cerimônia na quarta-feira (19 de junho).

Ceen Posse Joinville

“A Comissão desempenha papel de orientação para que as atividades da instituição sejam pautadas pela ética. A Comissão não é fiscalizadora da profissão de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.”, frisou a Coordenadora da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello.

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, complementou: “A Comissão de Ética de Enfermagem na instituição representa um apoio à gerência, pois na prática cotidiana consegue identificar situações que possam ser aprimoradas e propor atividades para educação permanente”.

As atribuições das Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde estão definidas na Resolução Cofen nº 172/1994:
a) Garantir a conduta ética dos profissionais de Enfermagem na instituição.
b) Zelar pelo exercício ético dos profissionais de Enfermagem na instituição, combatendo o exercício ilegal da profissão, educando, discutindo e divulgando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
c) Notificar ao Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição irregularidades, reivindicações, sugestões, e, as infrações éticas.

A Conselheira do Coren/SC, Auxiliar de Enfermagem, que atua na instituição, Marlene Serafim de Oliveira reforçou: “A Comissão contribui para construirmos uma Enfermagem tão boa quanto a gente merece”.
Para a Gerente de Enfermagem do Hospital Hans Dieter, Enfermeira Nicole Heiden Lutz, a constituição dessa Comissão aprimorará as relações humanas e a assistência. “A ética permeia todo o nosso dia a dia profissional, seja na assistência ao doente ou no contato entre a equipe”.
O Diretor do Hospital, Dr. Hercílio Fronza Júnior, reconheceu a importância dos profissionais de Enfermagem para a instituição e para a saúde e da constituição da Comissão de Ética. “Parabenizo a Enfermagem pelo trabalho árduo que desenvolve. Vivemos um momento em que se luta por um país mais transparente, por isso precisamos também reforçar essa ideia de fortalecer os princípios de ética em cada um dos nossos atos”, explanou.

A Presidente do Coren/SC detalhou as ações do Conselho em busca de melhores condições de trabalho para a Enfermagem. “O Coren/SC tem atuado constantemente para assistência segura e de qualidade em Enfermagem. No Hans Dieter, em 2011, identificamos déficit de 515 profissionais de Enfermagem, notificamos o Governo do Estado e como a solicitação não foi atendida, entramos com ação judicial”, explicou.

A solenidade também contou com a posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição.

As posses também foram prestigiadas pelo Gerente Administrativo do Hospital, Antonio Luiz Ponciano; pela Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani; e pelos Enfermeiros Fiscais do Coren/SC – subseção Joinville Deyse Bertotti e Charles Carvalho de Souza.

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Hans Dieter Schmidt

Ceen - Joinviille

Membros Efetivos:
• Enfermeiro Cesar Luis Anversa – Coren/SC 96.858
• Técnico de Enfermagem Sandro Dolinski – Coren/SC 253.604 -TE
• Auxiliar de Enfermagem Argemiro Teles Chaves – Coren/SC 188.378 –AE

Membros Suplentes:
• Enfermeiro Jaci Simao Boing – Coren/SC 112.066
• Técnico de Enfermagem Dieter Hipolito Tarnowski – Coren/SC 232.819 -TE
• Auxiliar de Enfermagem Adan Fabiano Laus – Coren/SC 360.672-AE

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Cipa-joinville