74ª SBEn: Palestras em Chapecó destacam importância da capacitação das equipes de Enfermagem para atuar em situações de desastres

Consciência profissional, Competência do Enfermeiro no atendimento hospitalar em situação de desastre e o atendimento na tragédia de Santa Maria. As três palestras da abertura da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, em Chapecó, apresentadas nesta ordem, foram complementares entre si e aprofundaram os conhecimentos de estudantes de Enfermagem, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

420267_532962473432351_684908891_n

O Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem, Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, abriu a série de palestras e fez os participantes refletirem sobre as responsabilidades da profissão. “Consciência profissional está relacionada diretamente ao saber. Significa ter competências, habilidades e estar apto para desenvolver a função. Não podemos negligenciar, diante da análise da consciência profissional e do pensar na liberdade da decisão do cuidado com a vida. As nossas ações são mediadas pelos valores da autonomia, da responsabilidade, da objetividade e da valorização profissional”, explanou.

Albuquerque citou as várias ações desenvolvidas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regional, a exemplo das fiscalizações do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) que identificaram déficit de mais de 1.000 profissionais de Enfermagem em oito instituições de saúde, de São José e de Florianópolis, administradas pelo Governo do Estado. “O Coren/SC notificou, mas como não foi atendido teve que impetrar ações civis públicas. Essa é uma das tantas ações do Conselho em defesa da profissão e da qualidade e segurança da assistência em Enfermagem”, detalhou.

O Conselheiro Federal ressaltou a necessidade de educação permanente para os profissionais de Enfermagem. “As virtudes precisam ser praticadas. Daí a necessidade de formação e de educação profissional permanente. Elas estruturam, em maior ou menor grau, a valorização pessoal e profissional. É preciso estimular o desenvolvimento de programas de educação permanente. Não faltam recursos para formação em saúde, faltam projetos”, reforçou.

Na sequência, a professora Sandra Mara Marin, do curso de Enfermagem da Udesc Chapecó, apresentou a sua pesquisa de Mestrado, concluído em 2012, intitulada “Competências do enfermeiro no atendimento hospitalar em situação de desastre”. “Somente no ano passado, Santa Catarina contabilizou mais de 380 desastres, entre: furacões, enxurradas e acidentes automobilísticos. Por isso, é necessário que a equipe de Enfermagem esteja preparada e tenha: competência, habilidade e atitude”, ressaltou. Marin destacou, por meio de vídeo, a importância da implantação de protocolos de classificação de risco e triagem para melhorar o atendimento às vítimas, especialmente em casos de desastres.

O relato do atendimento à tragédia em Santa Maria, contado pela Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria, Enfermeira Soeli Guerra, fechou a trilogia de palestras da noite. Guerra relatou a estrutura que foi mobilizada para atendimento às vítimas e a organização do atendimento nas primeiras horas e nos dias e meses que se seguiram à tragédia, ocorrida em 27 de janeiro deste ano. “Secretaria Municipal, Governos, Bombeiros, Samu, Polícias Civil e Militar e voluntários. Todos foram mobilizados para atendimento às vítimas. As equipes têm que estar prontas para a preparação e a resposta. Organizamos o atendimento nas primeiras horas em três fases: 1) atendimento emergencial; 2) atendimento hospitalar; e 3) acompanhamento ambulatorial”, detalhou. A Diretora do Hospital Universitário de Santa Maria finalizou: “Quanto melhor capacitadas as equipes de Enfermagem, melhor será o atendimento”.

Semana Brasileira de Enfermagem em Chapecó
A abertura da Semana Brasileira de Enfermagem, em Chapecó, contou com as presenças da: Coordenadora da Comissão Organizadora e do Núcleo ABEn Chapecó, Edlamar Kátia Adamy; da Diretora de Extensão da Udesc, Bernadete Erdtmann; do Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque; da Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi; do Vice-Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Andreoli; do Pró-Reitor de Ensino, Luciano Hack; da representante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora Liane Coliselli; da Representante da Unimed Chapecó, Dr. Edson André Stakonski; da Secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Weirich; representante da Gerência Regional de Saúde de Chapecó, Enfermeira Msc. Otília Cristina Coelho Rodrigues; e da Representante do Centro Acadêmico da Udesc, Lorraine Cichowcz.

Em Chapecó, foram três dias de atividades com minicursos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. A programação foi resultado da construção coletiva do Núcleo ABEn Chapecó, Coren/SC, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Chapecó, Centro de Integração de Ensino e Serviço (CIES), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Unochapecó, UnimedChapecó e Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde).