74ª SBEn: Conselheiro Federal Gelson Albuquerque fala sobre Consciência Profissional na Unesc, em Criciúma

No evento, Unesc assinou convênio com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC)

Durante cinco dias, acadêmicos e egressos do curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) participaram da 74ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem. O evento, realizado de 13 a 17 de maio, contemplou também a 11ª Semana Científica de Enfermagem da Unesc, a 18ª Semana em Criciúma e o 3º Encontro dos Egressos de Enfermagem da Unesc.

Para a coordenadora do Curso, Mágada Tessmann Schwalm, a Semana proporcionou a reflexão sobre qual perfil os profissionais de Enfermagem devem ter para exercer a profissão com competência, ética e técnica.

O tema da Semana “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a vida” foi também o assunto abordado pelo Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, na conferência de abertura. “O conceito de consciência profissional está relacionado à plena consciência daquilo que fazemos. As nossas ações são mediadas pelos valores da autonomia, da responsabilidade, da objetividade e da valorização profissional”, explicou.

_DSC0016

Gelson falou da necessidade da atualização permanente dos profissionais de Enfermagem. “Estudos mostram que a mortalidade do conhecimento na área da saúde ficam em torno de 7 meses, por isso é preciso que os profissionais estejam constantemente renovando suas concepções ”, frisou.

A visibilidade das ações da Enfermagem para a população também foi abordada pelo Conselheiro Federal. “Os profissionais de Enfermagem são responsáveis por projetos de sucesso na área da saúde, como as campanhas de vacinação e consequente erradicação de inúmeras doenças. Cabe a cada um de nós, profissionais de Enfermagem, socializar esses resultados para que a sociedade perceba as inúmeras ações que desenvolvemos”.

_DSC0030

ABEn e Coren/SC
As Presidentes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, e da Associação Brasileira de Enfermagem, Enfermeira Msc. Maristela Assumpção de Azevedo, ressaltaram as atribuições distintas de cada uma das entidades representativas da Enfermagem, mas reforçaram a importância da articulação conjunta para fortalecimento das lutas da Enfermagem. “O Coren/SC é o órgão que normatiza, disciplina e fiscaliza o exercício da profissão. Impede o exercício ilegal e pune o descumprimento da lei e da ética”, explanou Amadigi. “A ABEn é uma associação de caráter científico, cultural e político. Com apoio de entidades representativas da Enfermagem, instituições de ensino e pesquisa promove eventos para qualificação profissional, como é o caso da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem”, citou Azevedo.

Participantes da abertura
Além do Conselheiro Federal, da Coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc e das Presidentes do Coren/SC e da ABEn-SC, participaram da abertura em Criciúma: a diretora da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNA SAU) da Unesc, Luciane Ceretta, representando o Reitor; o Conselheiro do Coren/SC Enfemeiro Msc. Jacks Soratto; a coordenadora do Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas da Unesc, Ana Losso; a representante do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Ioná Vieira Bez Birolo; a representante do Conselho Regional de Saúde, Isabel Scarabelot Medeiros; a representante das secretarias do município de Criciúma, Maria Tereza Zanini; o Presidente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina, Cleber Cândido e a presidente do CA de Enfermagem, Morgana Votri.

A Semana Brasileira em Criciúma
A Semana Brasileira de Enfermagem em Criciúma é organizada pelo curso de Enfermagem da Unesc com o apoio do Coren/SC, Cofen, ABEn-SC, Núcleo ABEn Região Carbonífera, secretarias de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e hospitais da Região da Amrec.

A atividade contou ainda com Minicurso, Conferência sobre a Rede Cegonha, Apresentações sobre experiências sobre o Cuidado de Enfermagem , Mesa-Redonda e jogos interfases e instituições de saúde.