74ª SBEn: Presidente do Coren/SC visita Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, em Chapecó

As atividades da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem no Oeste do Estado proporcionaram à Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, conversa com a Gerente de Enfermagem da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, em Chapecó. A Presidente esteve na instituição na quarta-feira (22 de maio) acompanhada da Conselheira do Coren/SC que reside em Chapecó, Enfermeira Msc. Otília Cristina Coelho Rodrigues, e da Enfermeira Fiscal do Coren/SC Subseção Chapecó Angela Toqueto.

A Presidente destacou o papel do Coren/SC de apoio às instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem. “O Coren/SC é um aliado dos profissionais, das instituições de saúde e da própria população. Lutamos para que o estabelecido em lei seja cumprido para assistência segura e de qualidade”, esclareceu.

264582_532965110098754_939434773_nA conversa também foi importante para desmistificar aquela falsa ideia de redução de remuneração com a regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais (Projeto de Lei nº 2295/2000). “A Constituição Federal não permite redução de salário. Os trabalhadores podem ficar tranquilos. A regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais é recomendada pela Organização Mundial do Trabalho como a mais adequada para os profissionais de Enfermagem” prestarem a assistência, citou a Presidente do Coren/SC.

As perspectivas da profissão também foram abordadas no encontro. “A tendência é de cada vez mais valorização profissional. Percebemos que as instituições de saúde terão que oferecer melhores condições de trabalho para contratar profissionais de Enfermagem”, comentou.

A contratação de Enfermeiro Júnior ou Trainee também esteve na pauta. A Gerente de Enfermagem justificou a contratação na instituição recentemente: “a tendência é o Hospital não contratar mais Enfermeiro Trainee. Foi apenas para resolver uma questão emergencial”. A Presidente do Coren/SC lembrou que em outros municípios do Estado os sindicatos têm ingressado com ações para impedir a contratação de Enfermeiros Júnior e/ou Trainee e obtido sucesso, considerando a equiparação salarial para cargos com atribuições idênticas.

Formação de grupo para interlocução entre instituição de ensino e de saúde
A Conselheira do Coren/SC Enfermeira Msc. Otília Cristina Coelho Rodrigues relatou a importância de fortalecer a relação entre instituições de ensino e de saúde e sugeriu a criação de um grupo de trabalho para esta finalidade. “Precisamos estreitar essa relação universidade-mercado de trabalho, afinal as escolas estão formando para o mercado. Uma das primeiras ações poderia ser a formação de um grupo para definir as estratégias a serem trabalhadas”, explicou.

Comissão de Ética de Enfermagem
A Gerente de Enfermagem informou que em breve o Hospital implantará a Comissão de Ética de Enfermagem e será oportunidade para um novo encontro com a equipe do Coren/SC. “As instituições que constituem Comissões de Ética de Enfermagem ganham em qualidade da assistência, pois atuam de modo pró-ativo, orientando os trabalhadores sobre o exercício ético-profissional e identificando fragilidades a serem trabalhadas durante a educação permanente”, reforçou a Presidente do Coren/SC.