Palestras no Hospital São Braz, em Porto União, marcam comemorações da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem

Exatamente na data em que se comemora o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio), os representantes da Enfermagem catarinense estiveram em Porto União, no Planalto Norte Catarinense, para parabenizar os profissionais de Enfermagem da região e debater sobre práticas, problemáticas e perspectivas da profissão. No dia 12 de maio comemora-se o Dia do Enfermeiro.

A atividade, desenvolvida no Hospital de Caridade São Braz, é alusiva à 74ª Semana Brasileira de Enfermagem celebrada anualmente de 12 a 20 de maio. “Apesar de o Decreto instituir esse período para as comemorações da Enfermagem, em Santa Catarina o mês de maio vem se consolidando como o mês da Enfermagem em virtude das muitas atividades desenvolvidas. Neste ano, as comemorações começaram justamente por essa região no início de maio, quando ministramos palestra em Papanduva. Depois seguimos para Mafra, Jaraguá do Sul e diversas regiões do Estado”, detalhou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

Localizado na divisa entre os Estados do Paraná e de Santa Catarina, o município de Porto União conta com mais de 100 profissionais de Enfermagem. Na região, são 3 mil Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

O Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem, Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, defendeu a necessidade de aprovar a inscrição única de profissionais de Enfermagem nos diversos Estados. “Hoje, profissionais de Enfermagem que residem em cidades de divisa, como no caso de Porto União, acabam trabalhando em instituições dos dois Estados, têm dupla inscrição e pagam duas vezes a anuidade. Os Conselhos Regionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul já apresentaram estudos sobre a unificação dessa inscrição e eu sou favorável”, contou. O Conselheiro destacou a importância dos profissionais de Enfermagem para os serviços de saúde. “Sem o trabalho de Enfermagem não há saúde no Brasil. De cada 100 profissionais de saúde, 55 são profissionais de Enfermagem”, enfatizou.

575587_532355033493095_526051129_n

O Conselheiro Federal explicou ainda as atribuições do Cofen: “Defendemos a profissão para que a população receba uma assistência segura e de qualidade. Os Conselheiros Federais, entre outras atribuições, aprovam resoluções e decisões que normatizarão a ação dos profissionais de Enfermagem e, também, dos próprios Conselhos Regionais de Enfermagem”. E destacou ainda a atuação do Coren/SC: “O Coren/SC representa a Enfermagem no que diz respeito às questões ético-profissionais. É o Conselho Regional que fiscaliza as instituições onde trabalham os profissionais de Enfermagem para que o estabelecido em lei seja cumprido. Recentemente, o Coren/SC impetrou duas ações civis públicas para contratação de mais de 1000 profissionais de Enfermagem em instituições de saúde estaduais da Grande Florianópolis. E sabe o que nós pedimos nessas ações civis públicas? Que o Governo do Estado cumpra a legislação. Com essa realidade, a sociedade está em risco”, declarou.

A Presidente do Coren/SC complementou: “O Coren/SC é um aliado da profissão e da qualidade da assistência. Nas fiscalizações às instituições, orientamos os profissionais sobre o exercício ético-profissional e verificamos o cumprimento das legislações, entre elas a do dimensionamento de pessoal. Somente no ano passado, foram quase 2 mil fiscalizações e 120 ações civis públicas ajuizadas”.
A avaliação da Gerente de Enfermagem do Hospital de Caridade São Braz, Enfermeira Wanderleya Angelina, sobre as palestras foi tão boa que ela já planeja convidar a equipe do Coren/SC para um próximo encontro com a temática: “Sistematização da Assistência de Enfermagem”. “Essas palestras reforçaram as nossas orientações sobre a importância da qualidade da assistência da Enfermagem para o cuidado do paciente. E demonstram que as fiscalizações do Coren/SC são muito positivas para os profissionais de Enfermagem, para as instituições e para a população”, frisou.

Apaixonada pela profissão que trabalha há quase 20 anos, a Técnica de Enfermagem Waltraud Steingrader Gotsch conta que essa visita da equipe do Sistema Cofen/Coren valoriza ainda mais os profissionais. “Foi realmente um presente pelo nosso Dia essa atividade aqui no Hospital São Braz. As palestras esclareceram sobre atribuições das entidades representativas da Enfermagem e nos atualizamos sobre a prática profissional”, avaliou.

Além do Conselheiro Federal e da Presidente do Coren/SC, estiveram presentes no encontro: a Conselheira do Coren/SC, Maria do Carmo Vicensi; a Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mafra e Região, Laurentina Luiz; e as Enfermeiras Fiscais do Coren/SC, Angela Toqueto e Ignes Balatka Weber.