74ª SBEn: Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, comemora Dia dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

A semana toda foi de atividades comemorativas ao Dia dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis.

A programação da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem no Hospital Celso Ramos encerrou nesta sexta-feira (17 de maio) com presença do Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Gelson Albuquerque; da Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, e da Vice-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Enfermeira Msc. Helga Bresciani (que é servidora do hospital).

A Presidente do Coren/SC destacou a atuação do Conselho para garantir o cumprimento da legislação pertinente à Enfermagem. “No ano passado, o Coren/SC fiscalizou 100% dos hospitais de grande porte, 82,6% dos hospitais de médio porte, 68,75% dos hospitais de pequeno porte e 61,77% das Secretarias Municipais de Saúde. Identificamos déficit de profissionais, como acontece aqui no Hospital Celso Ramos, solicitamos – no caso das instituições de saúde estaduais ao Governo do Estado – a regularização da situação, mas como não houve, o Coren/SC teve que instaurar ações civis públicas para garantir na justiça o Dimensionamento de Pessoal, estabelecido por legislação própria”, citou. O Conselheiro Federal complementou “Essas ações civis públicas contra o Governo do Estado, somente nas cidades de Florianópolis e São José, apontam déficit de mais de 1200 profissionais de Enfermagem. Aqui no Hospital Celso Ramos são mais de 200”.

No encontro, a Presidente do Coren/SC aplicou a Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, desenvolvida pela Fiocruz e patrocinada pelo Cofen, para traçar o perfil da Enfermagem no país. “É muito importante que todos participem para que possamos conhecer a realidade socioeconômica dos profissionais de Enfermagem e com base nesses estudos planejar políticas públicas adequadas”, explicou. A Pesquisa, que começou por amostragem, agora pode ser preenchida por todos os profissionais de Enfermagem do país e de forma on-line. Para participar, basta acessar o endereço eletrônico: http://www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem/.

941586_530955426966389_476645070_n

Os profissionais de Enfermagem do Hospital Celso Ramos também aproveitaram para esclarecer dúvidas e entender melhor sobre as lutas da Enfermagem. “Foi excelente para o grupo compreender o papel de cada entidade representativa da Enfermagem e divulgar a importância da fiscalização do Coren/SC na instituição”, avaliou a Enfermeira do Núcleo de Epidemiologia, Enfermeira Clarice Azevedo. “Com essas explanações dos representantes do Coren/SC, da ABEn-SC e do Cofen, conseguimos conhecer mais sobre os nossos direitos e sobre as lutas da Enfermagem”, disse a Técnica de Enfermagem do Hospital Celso Ramos, Márcia Juttel Pereira. “Agradeço muito a presença do Dr. Gelson, da Dra. Felipa e da Enfermeira Helga nas atividades da Semana Brasileira de Enfermagem do hospital. Com certeza contribuiu com a nossa proposta de atualização profissional e aproximação dos profissionais com as entidades representativas da Enfermagem”, declarou o Gerente de Enfermagem e Responsável Técnico, Enfermeiro Eder Foresti.